Bem vindo ao website das chaves “on-line” de identificação de plantas do Departamento de Biologia Vegetal do IB/Unicamp!

 

 

 

Ilex Ilex Asterostigma Clusia insignis Asterostigma Lophophytum Lophophytum Malaxis Malaxis Guapira Guapira

 

 

Atualmente, esse site contêm algumas chaves online interativas de acesso múltiplo criadas com o programa LUCID e apenas uma chave online dicotômica criada com o programa PHOENIX (ver abaixo). Chaves de ambos os tipos requerem o programa "Java Virtual Machine" instalado no computador (ir para Java download, o programa é gratuito). Mais informações sobre os programas LUCID e PHOENIX encontram-se no website Lucidcentral
Para as chaves de acesso múltiplo tipo LUCID já disponíveis online, constam links na lista abaixo, marcados em azul (Famílias de monocotiledôneas do Estado de São Paulo; Famílias de dicotiledôneas do Estado de São Paulo; Gêneros de Guttiferae do Brasil; Espécies de Clusia (Guttiferae) do Brasil). Outras chaves encontram-se em desenvolvimento, por exemplo, para as "Plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo" e para as" Plantas daninhas do Estado de São Paulo".

 

Chaves de acesso múltiplo têm a grande vantagem de que o usuário pode escolher, livremente, quais caracteres quer usar. É aconselhável começar com os caracteres de fácil observação e aqueles que, possivelmente, não são muito comuns. Para facilitar o uso das chaves, foi criado em algumas chaves com muitos caracteres no começo da lista dos caracteres uma pasta chamada "caracteres sugeridos para começar". Depois de usar esses caracteres, pode-se pedir ao próprio programa “dicas” sobre quais caracteres são especialmente promissores para se chegar o mais rapidamente possível a uma identificação: os comandos para isso chamam-se "Best" e "Next Best".

Há duas opções básicas de como usar a chave, que se chamam “filtered” e “ranked” (podem ser escolhidas no "pull-down menu" "entities"). A opção “filtered” significa que, durante o processo de identificação, são eliminados os táxons que não batem com os estados de caracteres escolhidos. Na opção “ranked”, os táxons não são eliminados, mas ordenados conforme sua concordância com os estados de caracteres escolhidos. Dessa maneira, no topo da lista localizam-se aqueles que batem 100% com esses estados e, no final, aqueles que batem com poucos ou nenhuns desses estados. Essa opção “ranked” tem a grande vantagem de reduzir o impacto de erros, tanto da chave como aqueles eventualmente feitos pelo usuário. Mesmo chegando a um único táxon com 100% de concordância de caracteres, muitas vezes vale a pena incluir alguns caracteres a mais, para confirmar o resultado da identificação.

 

Vários termos técnicos são explicados e ilustrados nas próprias chaves. Como alguns termos são empregados na literatura com diferentes significados, às vezes, mesmo um especialista deveria verificar como foram definidos nas presentes chaves. Há também ilustrações dos táxons, e, às vezes, breves descrições e comentários.

 

O desenvolvimento das chaves interativas abaixo foi possível graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na forma de Auxílios à Pesquisa e de bolsas de Iniciação Científica, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço de Apoio ao Estudante da Universidade Estadual de Campinas (SAE/UNICAMP), na forma de bolsas de Iniciação Científica.

 

  No caso de surgirem problemas, por favor, mande um e-mail para volker@unicamp.br

 

Chaves interativas de acesso múltiplo criadas com o programa LUCID

 

 

Chave 1: Famílias de Monocotiledôneas do Estado de São Paulo

                (autoria: Jucemary S. Araújo, Volker Bittrich & Maria C.E. Amaral)

 

Chave 2: Famílias de Dicotiledôneas do Estado de São Paulo

(autoria: Maria C.E. Amaral, Volker Bittrich, Juliana Ricarte, Tânia M. Watanabe, Ludmila Mickeliunas Pansarin, Bruno C.R. Carmo, Julia B. Badur)

 

Chave 3: Gêneros de Guttiferae do Brasil

(autoria: Volker Bittrich)

 

Chave 4: Chave das espécies de Clusia (Guttiferae) do Brasil

(autoria: Volker Bittrich)

 

Chave 5: Gêneros de Fanerógamas da Reserva Ducke (Manaus, AM)

 (autoria: Maria C. E. Amaral, Volker Bittrich, Michael J. G. Hopkins, Rubens L. G. Coelho, Clara S. D. Souza, Milena V. Martins)

 

Chave 6: Plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo

(autoria: Katia G. Kangani, Volker Bittrich, Maria C.E. Amaral)


Chave 7: Plantas ruderais e daninhas do Estado de São Paulo

(autoria: Maria C.E. Amaral, Volker Bittrich, Sigrid L. Jung-Mendaçolli, Mauricio Durigan, Katia G. Kangani, Daniela O. Dinato, Manuela Carli, Natasha B. Ferreira, Victor T. Lourenço, Anna Karolina Pastorek, Rafaela Jorge Trad)

  

Chave 8: Orchidaceae das campinaranas do PARNA Viruá (RR)

 (autoria: Andrea Scauri, Volker Bittrich, Maria C.E. Amaral)

 

 

Chaves dicotômicas criadas com o programa PHOENIX

 

Essas chaves online são basicamente do tipo dicotômicas tradicionais, mas contêm ilustrações tanto de caracteres como de táxons.

 

Chave 1: Chave-gêneros-Clusiaceae-do-Brasil

(autoria: Volker Bittrich)