Administrativo, Biblioteca, Departamentos, IB, Informática,  Museu Graduação, Pós, Extensão Projetos, Laboratórios Serviços, Empresa Junior, Atletica, CAB, Links
Instituto de Biologia Unicamp
Abstracta 2002


PRINCIPAL

1999

2000

2001

2002

2003


Artigos em Anais em Congresso


AN001-02
Levantamento faunístico de famílias de parasitóides associados aos dípteros simbovinos
Vendramin A, Thyssen PJ, Prado AP*
Os dípteros simbovinos têm importante papel na decomposição do material fecal de ruminantes. Os insetos parasitóides predominantes neste tipo de substrato são os microhimenópteros que exploram larvas e pupas de dípteros muscoides. Para avaliação e identificação dos controladores de moscas presentes no substrato citado foram coletadas amostras de esterco bovino em março e junho de 2002 em duas fazendas localizadas nos municípios de Campinas e Jaguariúna, com criação intensiva e extensiva, respectivamente. Nas amostras recolhidas em criação intensiva foram encontrados parasitóides das famílias Diapriidae, Figitidae e Pteromalidae (Spalangia). Diapriidae foi encontrada somente em material de idade intermediária, mas não foi encontrado Stratiomyidae, hospedeiro ao qual normalmente está associado. Em amostras de fezes retiradas da criação extensiva foram encontrados parasitóides das famílias Figitidae e Pteromalidae, mas apenas em fezes de idades intermediária e recente. Não foram encontrados parasitóides em coletas de junho.
Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo 69 (Supl): 93-95, 2002.
*E mail: apprado@unicamp.br

AN002-02 Levantamento faunístico de artrópodes simbovinos em dois tipos de ambientes de criação de gado
Thyssen PJ, Vendramin A, Prado AP*
Em ambientes heterogêneos, como esterco de bovinos, as propriedades físico-químicas estão em constantes alterações, favorecendo o desenvolvimento de uma grande comunidade de organismos. Foi avaliada a fauna presente em esterco bovino coletado em março e junho de 2002 em duas fazendas de criação intensiva e extensiva, localizadas respectivamente nos municípios de Campinas e Jaguariúna, SP. Foram coletadas amostras fecais de bovinos em diferentes idades: frescas, intermediárias e secas. A fauna foi extraida com auxílio do funil de Berlese-Tullgren, conservada em álcool etílico a 70% e pelo método de flutuação. Avaliou-se aspecto da fauna de artrópodes simbovinos, reconhecendo espécies que vivem neste tipo de comunidade e as possíveis relações desta comunidade com diferentes tipos de criadouros de gado e idade do esterco. Estes dados são necessários em planejamento de medidas de controle futuras.
Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo 69(Supl): 96-99, 2002.
*E mail: apprado@unicamp.br

AN003-02 Fauna de ácaros de placas fecais bovinas em diferentes estágios de decomposição
Mendes MC, Prado AP*
Os ácaros são parte integrante da fauna de decompositores, em placas fecais bovinas, atuando como predadores de larvas e ovos de insetos. Pelo aspecto externo, estas placas foram classificadas como recentes, secas e ressecadas. Na placa fecal recente foram encontradas apenas as famílias Macrochelidae, Uropodidae e Parasitidae, sendo a Macrochelidae a mais frequente (73,36%). A seca apresentou certo equilíbrio na frequência das espécies das mesmas famílias encontradas na reente. A maior diversidade na fauna de ácaros foi encontrada na placa ressecada, com predomínio das famílias Uropodidae (40,2%) e Parasitidae (31,5%). A família Macrochelidae apresentou alto índice de frequência na placa recente (73,36%), passando para 31,7% na seca e 6,3% na ressecada, enquanto as famílias Uropodidae e Parasitidae apresentaram frequência inversa.
Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo 69(supl): 100-101, 2002.
*E mail: apprado@unicamp.br

AN004-02 Ações Integradas entre a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade – IPES e a Prefeitura Municipal de Campinas: Formação de Agentes Comunitários de Saúde
Araújo PMF*, Correa CRS, Mendes RT, Cassab MED, Rodriguez EM, Rangel HA
Através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a UNICAMP vem estimulando os profissionais das unidades, centros e núcleos de ensino e pesquisa, para o desenvolvimento de programas e projetos voltados para a promoção da cidadania em comunidades carentes. A partir de uma parceria estabelecida entre profissionais do IPES e da UNICAMP e da Prefeitura de Campinas, foi elaborado um projeto multidisciplinar integrado, visando estimular a comunidade da Região do S. Marcos, a buscar atingir o patamar “Comunidade Saudável”. Como parte desse projeto, que foi aprovado no âmbito do Programa de Políticas Públicas da FAPESP, foi desenvolvido um Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, voltado para moradores da própria localidade.O curso de caráter teórico-prático, com uma carga horária de 240 horas aulas, foi ministrado para 22 alunos, e teve o seu conteúdo voltado não apenas para a formação de agentes de saúde, mas também para capacitá-los como promotores de cidadania. Com um controle de freqüência e avaliação do aprendizado, 20 dos alunos receberam certificado de conclusão de Curso de Extensão, e vários deles já foram absorvidos e estão atuando no Programa Paidéia de Saúde da Família, do Município de Campinas. Um convênio foi estabelecido entre UNICAMP, IPES, Prefeitura de Campinas e Serviços de Saúde Cândido Ferreira para capacitar agentes de Comunitários de Saúde, com perfil semelhante, para atender a todo o Município.
In: Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – 09-12/Nov/2002, João Pessoa – PB, CD-ROM 2002.
*E-mail: pamfera@unicamp.br

AN005-02 Representatividade da UNICAMP no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana -“CONDEPE-SP
Araújo PMF*, Mendes RT
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana - CONDEPE em franco funcionamento, a exemplo de Conselhos similares de vários Estados da Federação, foi criado por lei e regulamentado há cerca de dez anos. Com uma composição majoritária de representantes da sociedade civil entre as quais as universidades públicas paulistas (UNICAMP, USP, UNESP) vem consolidando o seu objetivo principal de ombudsman ou vigilante da administração pública governamental no respeito aos direitos da pessoa, com uma prática efetiva de cobrança nas situações em contrário. A UNICAMP no seu papel pluralista de membro observador, tem-se empenhado e conseguido estabelecer através da sua representação, a importância do favorecimento institucional: seja no seu peso de respeitabilidade como Universidade ou no contexto do seu posicionamento político e de sustentação acadêmica. Assim foi a sua atuação nos últimos quatro anos onde se consagrou através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PREAC a abertura para parcerias em proposições de políticas públicas com a possível atuação em projetos de cunho acadêmico. Marcou-se assim o respaldo institucional às atividades em destaque: o desempenho da Ouvidoria da Polícia Militar de São Paulo, criada através do CONDEPE e de onde provem a indicação do Ouvidor; no planejamento para monitoramento de aplicação da Lei de Inadimplência Social sobre os Municípios do Estado de São Paulo; no acompanhamento dos trâmites do processo das “Ossadas de Perus” junto ao Ministério Público Federal; nos foros de avaliação e aprimoramento do Plano de Direitos Humanos do Estado de São Paulo; nos foros de avaliação do dez anos do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, entre outras.
In: Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – 09-12/Nov/2002, João Pessoa – PB. CD-ROM, 2002
*E-mail: pamfera@unicamp.br

AN006-02 Um Jogo de Ensinamentos Fundamentais Sobre a Dengue: Aplicação em Campanha de Prevenção a Partir das Escolas
Araújo PMF*, Pavan OH, Rangel HÁ, Correa CRS, Cassab MED, Mendes RT
Conforme avaliação realizada em seminário sobre os projetos desenvolvidos no Programa de Erradicação do Aedes aegypti (PEAa/FUNASA/OPAS – 2001) ficou a indicação de ampliação das medidas de prevenção contra a Dengue. Com vistas à divulgação de ensinamentos fundamentais sobre a Dengue, o seguinte projeto foi desenvolvido para a elaboração de um jogo no formato parecido com um bingo, contendo perguntas e respostas sobre conceitos pertinentes ao assunto (vírus, mosquito, criadouros, doença, etc.). Numa primeira versão cerca de 100 questões foram formuladas e as respostas associadas. Num passo seguinte, o trabalho conjunto de aprimoramento com a participação de agentes comunitários de saúde e outros profissionais das áreas de saúde e educação resultou na seleção de 75 questões e respostas numa linguagem acessível às diferentes camadas sociais e faixas etárias. Assim constituido, o produto final denominado de “Jogo do Saber” foi testado e aprovado com vários grupos de pessoas. Na perspectiva de emprego desse jogo como um instrumento a ser acrescentado nas campanhas preventivas de dengue, parcerias estão sendo trabalhadas visando a sua inserção imediata nos programas das escolas, de maneira a se antecipar o período crítico das chuvas de verão e cujo aprendizado seja continuado por todo o ano. Assim já tivemos a participação no programa de Arrastão da Prevenção elaborado pela Prefeitura Municipal de Campinas através das suas Secretarias de Saúde, Educação, e Cultura e participação da SUCEN-SP. Noutras iniciativas, jogos completos vêm sendo distribuídos para diferentes cidades paulistas e de outros estados brasileiros visando o fomento de campanhas similares à iniciada em Campinas-SP.
In: Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – 09-12/ Novembro/2002, João Pessoa – PB. CD-ROM 2002.
*E-mail: pamfera@unicamp.br

AN007-02 Integração Entre a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e a Universidade Federal da Paraiba - UFPB: Um Plano de Ação para a Promoção de Cidadania no Municipio de Santa Luzia-PB
Araújo PMF*, Ferreira LFG, Zenaide MNT, Dantas MCA
Várias Universidades Públicas Brasileiras relatam experiências de trabalhos de extensão em diferentes municípios dos seus Estados, com ações nas diferentes áreas temáticas. Nesse particular a UFPB já dispõe de ampla experiência em diferentes e longíncuos municípios da Paraiba. Por outro, a experiência mais recente da UNICAMP está vinculada ao programa Universidade Solidária que apresenta vários limites de abrangência. Interessados pois em desenvolver uma experiência em parceria, representantes da UNICAMP e da UFPB se reuniram em 20/ Junho/2002 na cidade de João Pessoa, e estabeleceram um plano de ação visando a elaboração de um “Programa de Promoção de Cidadania para uma Comunidade Saudável” a ser desenvolvido de forma integrada entre as duas Universidades e a comunidade do Município de Santa Luzia no sertão da Paraiba. Um cronograma de ações foi ajustado e desenvolvido como parte de sensibilização para um projeto a ser continuado e ampliado. Assim, foram realizados vários encontros com diferentes pessoas, profissionais, e autoridades da cidade visando o conhecimento desse potencial humano e já se organizando um primeiro núcleo de formação de um Conselho Comunitário de Representantes. Este grupo de Santa Luzia, agora em formação, participou como convidado do “Curso de Extensão - Segurança, Educação e Cidadania” que se realizou na sua 3ª edição na cidade de Patos-PB no período de 1 a 3 de Agosto/2002 sob a coordenação da Pró-Reitoria e Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB. Outros programas em ação estão sendo iniciados com a integração entre diferentes profissionais e grupos representativos com as secretarias de Municipio da Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, etc. Em andamento uma programação conjunta de prevenção à Dengue com um caráter de arrastão educacional.
In: Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – 09-12/ Novembro/2002, João Pessoa – PB. CD-ROM, 2002.
*E-mail: pamfera@unicamp.br

 

 


Diretoria do Instituto de Biologia
webmaster

Fone: (19) 37886358 / 37886361
Caixa Postal 6109 - CEP 13.084-971 - Campinas - SP