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Instituto de Biologia Unicamp
Abstracta 2003


PRINCIPAL

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2002

2003

LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS
C001-03 Células e tecidos secretores
Castro M de M*, Machado SR
In: Appezzato-da-Glória B, Carmello-Guerreiro SM (eds.) Anatomia Vegetal. Editora UFV, Viçosa. pp. 179-203, 2003.
*E-mail: mariliac@unicamp.br

C002-03 O Que é Ecologia Comportamental
Del-Claro K, Oliveira PS*
A ecologia comportamental usa uma ferramenta básica de investigação, a manipulação experimental. Estabelecidas as hipóteses e previsões, os experimentos no campo ou laboratório são delineados considerando-se grupos tratamento e grupos controle para cada teste. A ecologia comportamental utiliza ferramentas de diversas áreas do conhecimento e o êxito de qualquer pesquisa experimental depende do quanto se conhece da espécie animal sendo estudada. A abordagem moderna, onde a experimentação controlada permite testar hipóteses concretas, só pode ser empregada com sucesso quando possuímos uma compilação de informações sólidas sobre a(s) espécie(s) que pretendemos investigar.
In: Del-Claro K, Prezoto F (eds). As Distintas Faces do Comportamento Animal. Livraria Conceito, Jundiaí, Brasil. pp. 160-164, 2003.
*E-mail: pso@unicamp.br

C003-03 Insetos como indicadores ambientais
Freitas AVL*, Francini RB, Brown Jr KS
In: Cullen L, Rudran R, Valladares-Pádua C (eds). Manual Brasileiro em Biologia da Conservação. Smithsonian Institution Press, Capítulo 5, pp. 125-151, 2003
*E-mail: baku@unicamp.br

C004-03 Os cursos de ecologia de campo na UNICAMP
Santos FAM*
Os cursos de ecologia de campo fazem parte da estrutura básica do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP. Desde a criação do Programa de Pós-Graduação em 1976, dois cursos de campo, um desenvolvido em floresta e outro em cerrado são ministrados anualmente, atendendo a uma média de 20 alunos por ano e contando com a participação de docentes e pesquisadores de várias Instituições do país e do exterior. Além da diferença de ambiente, os dois cursos têm objetivos e dinâmicas diferentes, fornecendo uma base conceitual e uma experiência de campo fundamentais para a formação de um aluno de Pós-Graduação. Nessa contribuição, os dois cursos são descritos quanto a sua organização, estrutura e dinâmica, procurando fornecer um panorama sobre o andamento dos mesmos e os tipos de assuntos tratados e de trabalhos desenvolvidos.
In: Claudino-Sales, V. (org.). Ecossistemas brasileiros: manejo e conservação. Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza. p.: 347-352
*E-mail: fsantos@unicamp.br

C005-03 Manual de monitoramento ambiental usando borboletas e libélulas - Reserva Extrativista do Alto Juruá, 36 pp. (il).
Raimundo RLG, Freitas AVL*, Costa RNS, Oliveira JBF, Melo AB, Brown Jr KS
Série Pesquisa e Monitoramento Participativo em Áreas de Conservação Gerenciadas por Populações Tradicionais. CERES/Laboratório de Antropologia e Ambiente. Campinas, Volume 1. 36 pp, 2003.
*E-mail: baku@unicamp.br


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