Instituto de BiologiaUnicamp

Abstracta 2004

Principal

Anais

Artigos Aceitos

Artigos Submetidos

Livros Aceitos

Livros Publicados

Periódicos

Impacto

Errata

Complementação

Autores

Patentes


PRINCIPAL

1999

2000

2001

2002

2003

2004

2005

ARTIGOS EM ANAIS DE CONGRESSOS

ANA001-04 Monitoramento por ensaios biológicos de poluição ambiental no Lago do Parque Ecológico Hermógenes Freitas Leitão Filho

Mello MLS*, Junqueira ACM, Maria CCJ, + 11 authors

A ocorrência de agentes genotóxicos e citotóxicos na água coletada de dois pontos do Lago do Parque Ecológico Hermógenes F. Leitão Filho (Campinas) foi pesquisada por ensaios biológicos, em momentos dos anos de 1998, 1999 e 2004, visando-se avaliar a qualidade da água em relação a possíveis poluentes. Os testes consistiram na avaliação de micronucleação, anomalias cromossômicas, fragmentação de DNA e morte celular (reação de Feulgen e teste TUNEL) em raízes de Allium cepa. Determinou-se que nas raízes crescidas em água coletada do Lago em 1998, o no. de células com micronúcleos, refletindo a perda de fragmentos cromossômicos, foi de mais de 10 vezes o de controles crescidos em água procedente da Sanasa, bem como houve alta incidência de fragmentação de DNA, demonstrável pelo teste TUNEL. Dados referentes a 1999 e 2004, semelhantemente obtidos, não revelaram diferenças em relação aos controles. Admite-se que em 1998 o evento tenha tido caráter episódico, não meramente explicável por elevado nível de precipitação que pudesse colaborar para com o despejo no Lago de resíduos provenientes de defensivos agrícolas utilizados na área. Recomenda-se um acompanhamento periódico e diversificado, em termos de localização e profundidade do Lago, quanto à análise da qualidade de sua água, fazendo-se uso de ensaios biológicos e químicos.

Anais do 1o. Congresso de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Campinas, Paulínia, 2004. CD-Rom – 8p – Accepted on December 2004.

*E-mail: mlsmello@unicamp.br


ANA002-04 Biodiversidade bêntica – REVIZEE – Score Sul. Mollusca – Bivalvia.

Amaral ACZ*, Arruda EP

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) constitui um novo conceito de espaço marítimo introduzido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, sendo definida no litoral brasileiro como a área que se estende desde o limite externo do Mar Territorial, de 12 milhas náuticas de largura, até 200 milhas da costa. O Brasil tem em sua ZEE direitos de soberania para fins de exploração, conservação e gestão dos recursos naturais, vivos e não vivos, das águas subjacentes ao leito do mar, do leito do mar e do subsolo, além de outras atividades visando a exploração e o aproveitamento da zona para fins econômicos, como produção de energia a partir da água, marés, correntes e ventos. O Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE) vem sendo desenvolvido ao longo da ZEE que, por sua amplitude, abrangência e características oceanográficas, biológicas e de tipo de substrato dominante, foi dividida em regiões: 1 – Costa Norte, da foz do Rio Oiapoque à foz do Rio Parnaíba; 2 – Costa Nordeste – da foz do Rio Parnaíba até Salvador, incluindo Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Arquipélago de São Pedro e São Paulo; 3 – Costa Central, de Salvador ao Cabo de São Tomé; 4 – Costa Sul, do Cabo de São Tomé ao Arroio de Chuí. Em cada uma destas regiões, um subcomitê formado por representantes das universidades e instituições de pesquisa regionais é responsável pela execução do programa. O REVIZEE - Score Sul/Bentos tem como propósito estudar os ecossistemas bentônicos da plataforma externa e do talude continental de grande parte desta zona (Cabo de São Tomé, RJ ao Chuí, RS), com uma fauna bentônica previsivelmente abundante, bastante peculiar e de importância para a produção pesqueira. Com mais de 150 mil espécies, o filo Mollusca é retentor da segunda maior diversidade dentre os seres vivos, sendo apenas suplantado pelos artrópodes. Neste trabalho são apresentados resultados de composição, abundância, biomassa e distribuição espacial, em nível de táxons superiores (filos, classes ou ordens), da fauna bentônica procedente das expedições do REVIZEE, realizadas nas regiões sul e sudeste da costa brasileira, com ênfase na participação e importância dos moluscos. São também apresentados resultados preliminares sobre os bivalves da região compreendida entre a Baía de Ilha Grande (RJ) e a Baía de Paranaguá (PR).

Anais do XVIII Encontro Brasileiro de Malacologia. Rio de Janeiro, v.1.

*E-mail: ceamaral@unicamp.br


ANA003-04 The whole shotgun progression and the potential of small sets of fragment sequences to predict genome characteristics

Araújo MRR, Carazzolle MF, Pereira GAG*

ICOBICOBI - "International COnference on BIoinformatics and COmputational BIology" , realizado de 25 a 28.10.2004 em Angra dos Reis. Trabalho a ser publicado em uma edição especial da revista online "Genetics and Molecular Research".

*E-mail: goncalo@unicamp.br




Diretoria do Instituto de Biologia
webmaster

Fone: (19) 37886358 / 37886361
Caixa Postal 6109 - CEP 13.084-971 - Campinas - SP