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Apresentação |
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O Instituto de Biologia da Unicamp é reconhecido por sua vocação voltada a atividades de produção e de transmissão de conhecimento novo nas áreas básicas da Biologia. Sua produção acadêmica pode ser identificada em termos de artigos publicados principalmente em periódicos científicos de expressão internacional e nacional, produção de livros e/ou capítulos de livros, e de artigos científicos completos em Anais de Congressos, CD-ROMs e vídeos. A produção tecnológica tem sua expressão nos pedidos e concessões de patentes e/ou privilégios. A consideração do número de artigos publicados vem sendo utilizada como parâmetro em diversos estudos nacionais e internacionais que avaliam a produção do conhecimento novo no mundo, em relação às políticas de investimento em pesquisa e ao cenário político em sentido amplo, tendo merecido destaque o aumento na produção de artigos por parte de autores brasileiros no contexto mundial mais recente (Science, novembro de 2004). Segundo a CAPES, entre 2004 e 2005 houve um crescimento de 19% na publicação de artigos científicos brasileiros. Assim, a informação contida nos Abstracta/IB vai de encontro a essa necessidade, dando visibilidade da alta produtividade em conhecimento novo gerado pelo Instituto de Biologia da Unicamp à comunidade acadêmica, a bibliotecas, às instituições de fomento e outras, e à Sociedade que financia uma Universidade pública e gratuita de alta relevância, como a Unicamp. O conhecimento produzido nas pesquisas e teses beneficia a comunidade interna, na medida em que é transferido imediatamente aos alunos, em seus Cursos de Graduação e de Pós-Graduação e em disciplinas de Extensão. Na indissociabilidade entre pesquisa e ensino, o conhecimento gerado na pesquisa traz um diferencial de qualidade para o ensino. Igualmente são beneficiados pela produção acadêmica e tecnológica da Unidade os ensinos médio e fundamental, pois a produção e a divulgação do conhecimento novo potencializam a formação de profissionais competentes para neles atuarem. A divulgação dos resultados das pesquisas em periódicos qualificados permite a sua transferência para a comunidade acadêmica nacional e internacional. As inovações do conhecimento e em tecnologia favorecem a sociedade, na medida em que são incorporadas em áreas diversas, entre as quais as da agricultura, da produção de fármacos, da medicina, da bioinformática e da preservação ambiental. Como nos anos anteriores, o mesmo relato aqui apresentado se acha incorporado à Homepage do Instituto de Biologia da Unicamp (http://www.ib.unicamp.br). Ficam registrados agradecimentos a todos que cooperaram para com esta realização, em especial àqueles que vêm colaborando para com a fidelidade das informações, bem como à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, na pessoa da Profa. Dra. Teresa D.Z. Atvars, pela criteriosa sensibilidade e pelo apoio a esta iniciativa.
Campinas, agosto de 2006. Profa. Dra. Maria Luiza S. Mello, Organizadora Instituto de Biologia, Unicamp
A Produção Acadêmica do Instituto de Biologia em 2005
A produção de artigos em periódicos científicos e de depósito de patentes (contribuição tecnológica) pelo Instituto de Biologia em 2005 se mostrou ligeiramente inferior à de 2004. Mesmo assim, a freqüência de publicação de artigos científicos nos últimos 2 anos continua sendo a mais elevada já registrada (Tabela 1). Por outro lado, é notório que 2005 foi caracterizado como ano no qual a Unidade apresentou uma alta contribuição de livros e capítulos de livros o que, somado à produção de artigos em periódicos científicos, atesta a ascendente e diversificada produtividade acadêmica do Instituto de Biologia (Tabela 1). Este aspecto é reforçado quando se considera que em 2005 o número total de docentes da Unidade (soma das Partes Permanente, Suplementar e Temporária do Quadro da Unidade) bem como de Professores Aposentados Colaboradores permaneceu o mesmo de 2004 (Tabela 2). A produção de livros e de capítulos de livros envolveu Departamentos diversos como Biologia Celular, Botânica, Genética e Evolução, Parasitologia e Zoologia. Quanto ao número de teses defendidas nos Programas da Unidade, nota-se um pequeno decréscimo a partir de 2003, quando se consideram os itens Mestrado e totalidade de teses (Tabela 1), e que estaria acompanhando uma tendência geral observada na Unicamp no mesmo período (Anuário Estatístico Unicamp 2006). No que se refere às teses de Doutorado defendidas, houve um ligeiro aumento em relação a 2004, o que também acompanha a tendência institucional. A média de publicações (artigos) por docente em 2005, ligeiramente inferior à de 2004 (Tabela 3), se deve em parte ao envolvimento de um contingente ligeiramente maior de docentes na produção de artigos em 2005 (Tabela 4). Este acontecimento se refletiu também no valor da média de publicações por docente-autor da Unidade que, pelo mesmo motivo, descresceu em 2005 (Tabela 5, Gráfico 1), embora fosse maior do que o valor da média de publicações por docente da Unidade (Tabela 3, Gráfico 2). Em 2005 a freqüência absoluta e a freqüência relativa de publicações em periódicos com maior exigência de aceite (IF acima de 4,001) foi a mais elevada desde que este registro passou a ser considerado (Tabela 6). É também digna de nota a ocorrência de importantes publicações em áreas diversas do conhecimento biológico por parte dos docentes de diferentes Departamentos da Unidade em periódicos de grande expressividade (Tabelas 7-9). A escolha dos periódicos mais freqüentes para as publicações dos docentes do Instituto de Biologia, no período de 1998 a 2005, tem recaído em títulos que constam do “ranking” do Journal of Citation Reports e/ou Qualis (Tabela 9). Finalmente, a excelência no avanço do conhecimento buscado pelos docentes do Instituto de Biologia, pode também ser expressa pelo número de Bolsas de Produtividade em Pesquisa a eles atribuídas pelo CNPq (PQ) (Tabela 10). Neste sentido o número de bolsas obtidas em 2005 sobrepujou o de 2004 em todas as categorias de outorga (Tabela 10). Tabela 1. Produção Científica do Instituto de Biologia, Unicamp: freqüência anual
Dados de 1994 e 1995, Anuários de Pesquisa 1994 e 1995, Unicamp; * Dados da CPG/IB
Tabela 2. Número de Docentes do Instituto de Biologia/Unicamp
*Anuários de Pesquisa 1994 e 1995/Unicamp; DGRH/Unicamp
Tabela 3. Média de Publicações por Docente do Instituto de Biologia da Unicamp
*Anuários de Pesquisa 1994 e 1995, Unicamp. Considerado o Corpo Docente total no ano, incluindo-se Professores Colaboradores; excluída do cálculo a Produção e autoria unicamente de não-docentes. Os índices de 2005 poderão ainda ser alterados em função de dados complementares a serem informados durante 2006.
Tabela 4. Autoria/Co-autoria de artigos publicados por docentes do Instituto de Biologia/Unicamp em 2002-2005
Tabela 5. Número de docentes-autores não aposentados, aposentados e outros do Instituto de Biologia/Unicamp, e médias de publicações no período de 2002 a 2005.
Tabela 6. Freqüência de valores do fator de impacto (IF) dos periódicos nos quais foram publicados artigos pelo Instituto de Biologia da Unicamp
Valores baseados em “ranking” do Journal of Citation Reports; FA, freqüência absoluta; FR, freqüência relativa (%)
Tabela 7. Periódicos por ordem decrescente de índice de impacto (IF) elevado, nos quais o Instituto de Biologia teve publicações no período 1998-2005
Gráfico 1. Evolução do corpo docente do Instituto de Biologia/Unicamp (barras cinzas) e do número de seus artigos publicados (barras brancas) no período de 1994 a 2005.
Tabela 8. Cinco artigos publicados pelo IB em periódicos com fator de impacto mais elevado em 2005
Tabela 9. Periódicos nos quais o Instituto de Biologia mais publicou artigos no período 1998-2005
Tabela 10. Freqüência de Bolsistas de Produtividade Acadêmica (CNPq) do IB/Unicamp
*Avaliação Institucional da Unicamp, 1994; **Avaliação Interna do IB, 2005
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