CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
INSTITUTO DE BIOLOGIA
UNICAMP
BT-682: Ecologia Vegetal
(Disciplina
eletiva do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas,
modalidade Ambiental)
2º Semestre de 2000
PROGRAMA DA DISCIPLINA
T: 01; P: 04 ,
L: 03; HS: 08; CH: 120; C: 08
ECOLOGIA DO INDIVÍDUO: Estratégias de sobrevivência (escape, evitação, tolerância) em plantas das principais formações vegetacionais do Brasil.
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES: Estrutura de tamanho, padrão espacial e morfometria.
ECOLOGIA DA COMUNIDADE: Formas de
vida e espectro biológico, arquitetura e heterogeneidade
espacial, estrutura de abundância, diversidade.
OBSERVAÇÕES:
A disciplina é desenvolvida com base na execução de
projetos de pesquisa, depois de apresentados e discutidos com os
alunos. A única parte da disciplina ministrada sob a forma de
aulas teóricas é a referente à ecologia do
indivíduo. São propostos três (3) projetos de pesquisa:
1) formas de vida e espectro biológico de Raunkiaer, 2)
estrutura de populações e 3) organização de uma comunidade de
arbustos e árvores. Cada projeto baseia-se em textos de apoio,
escritos pelos professores e distribuídos aos alunos. Os dados
são coletados no campo no início da disciplina e, no restante
do tempo, são analisados e discutidos em laboratório (de
informática), tendo por base os conceitos fundamentais,
relativos a populações e comunidades. Nesse processo, os
próprios alunos vão colocando as questões e propondo maneiras
de intepretar as análises. Dessa forma, os conceitos
fundamentais são abordados a partir de situações práticas,
concretas, possibilitando que o aluno desenvolva uma base tanto
teórica quanto prática e seja capaz de planejar a coleta de
dados, analisá-los e interpretá-los. Sendo uma eletiva do curso
de bacharelado, a disciplina enfatiza a pesquisa e estimula os
alunos a desenvolver suas habilidades de redação
científica. A avaliação da disciplina baseia-se em: 1)
duas provas escritas, tendo por base as aulas teóricas de
ecologia do indivíduo e os textos; e 2) relatórios escritos a
partir dos dados coletados nos projetos. Os relatórios são
escritos sob a forma de artigos científicos, a partir de temas
relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos. A
primeira versão dos artigos científicos é
analisada pelos professores, que atuam como os assessores
científicos de um periódico científico especializado. O
texto com os comentários dos assessores é entregue
e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários,
modificam o trabalho e o enviam aos assessores para
nova análise. A nota final de cada artigo
científico é baseada nessa segunda versão. Durante
a disciplina, dependendo do andamento das análises dos dados e
dos problemas colocados pelos alunos, são abordados os assuntos
que suscitam dificuldades nos alunos, tanto relativos aos
conceitos de Ecologia quanto aos métodos de análise numérica.
BIBLIOGRAFIA
A bibliografia usada na disciplina baseia-se principalmente em
artigos publicados em periódicos especializados, portanto sendo
diferente a cada ano. Como fonte de conceitos fundamentais e base
de consulta a assuntos específicos, são indicados os seguintes
livros:
BARBOUR, M.G.; BURK, J.H. & PITTS, W.D. 1987. Terrestrial plant ecology. 2nd. Ed. Menlo Park: Benjamin/Cummings.
BEGON, M.; HAPRES, J.L. & TOWNSEND, C.R. 1996. Ecology. Individuals, populations and communities. 3rd ed. Oxford: Blackwell.
CRAWLEY, M.J. (ed.) 1997. Plant ecology. 2nd. Ed. Oxford: Blackwell.
LUDWIG, J.A. & REYNOLDS, J.F. 1988. Statistical ecology. A primer on methods and computing. New York: Wiley.
LÜTTGE, U. 1997. Physiological ecology of tropical plants. Berlin: Springer-Verlag.
MAGURRAN, A.E. 1988. Ecological diversity and its measurement. New Jersey: Princeton University Press.
RICKLEFS, R.E. 1996. A economia da natureza. 3a. ed. Rio de Janeiro: Guanabar Koogan.
RIZZINI, C.T. 1997. Tratado de fitogeografia do Brasil. Aspectos ecológicos, sociológicos e florísticos. 2a. ed. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural.