Página Principal

O Projeto

A Equipe

As Plantas

Os Links

Plantas aquáticas e palustres do Estado de São Paulo

 

O Estado de São Paulo situa-se na região Sudeste do Brasil, tem uma área de cerca de 250 mil km2 e uma população de aproximadamente 33 milhões de habitantes. Trata-se do Estado mais industrializado do Brasil. Por ser densamente povoado e por abrigar muitas indústrias, a poluição das águas dos rios é um sério problema. A biodiversidade da grande maioria dos ambientes aquáticos encontra-se hoje em dia bastante empobrecida. Mesmo assim, foram encontradas aproximadamente 400 espécies de plantas aquáticas e palustres no Estado.

A vegetação do Estado de São Paulo é muito diversificada, e a flora de São Paulo compreende cerca de 8 mil espécies de plantas com flores.

O principal objetivo desse projeto foi a elaboração de um guia de campo, com fotos coloridas de todas as plantas coletadas, e breves descrições, para ser utilizado tanto por botânicos como por leigos. Todo o projeto foi desenvolvido no Departamento de Botânica do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A equipe que executou o projeto foi constituída por estagiários, alunos de graduação e de pós-graduação, além dos coordenadores.

         As plantas aquáticas que fazem parte dessa página foram incluídas nas respectivas famílias a que pertencem, e essas estão listadas em ordem alfabética. Foram incluídas principalmente as plantas com flores (angiospermas), mas também algumas algas e pteridófitas de ambientes aquáticos. Caso você queira checar a foto de uma planta, basta clicar sobre sua foto reduzida na lista de plantas e ela será apresentada em tamanho ampliado em uma nova janela do navegador.

Topo

Design (JC)