Infralitoral Não Consolidado

Em cada área serão efetuadas amostragens por meio de transectos e em estações oceanográficas, paralelos à linha da praia, localizadas nas isóbatas médias de 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45 e uma pequena amostra para a meio fauna. Adicionalmente, próximos aos costões rochosos ou ilhas situadas nas localidades de estudo (Ilhas Comprida e Couves, Ubatuba; Ilhas de São Sebastião e Búzios, S. Sebastião/Caraguatatuba; Ilhas Couves e Montão de Trigo, Costa Sul de S. Sebastião), serão realizadas as amostragens através de um transecto e em duas estações oceanográficas.

As posições exatas dos transectos e estações, selecionadas por meio de coletas-piloto, serão determinadas com o auxílio de GPS; estas coletas serão necessárias também para o reconhecimento de lajes ou parcéis na área de estudo.

Os transectos deverão ser amostrados por meio de arrastos de fundo, com o auxílio de um barco de pesca comercial equipado com 2 redes do tipo "double-rigged" (abertura da boca 4 m, distância entre-nós na panagem e no saco com, respectivamente, 12 e 10 mm). Cada transecto compreenderá uma área de 16.000 m2 (aproximadamente 30 minutos a uma velocidade de 2 nós). Após a execução de cada transecto, as redes serão recolhidas ao convés e todos os organismos serão triados, acondicionados em caixas térmicas com gelo, ou em frascos contendo o fixador apropriado para cada grupo taxonômico correspondente. Os exemplares das espécies dominantes e freqüentes, de fácil reconhecimento e não utilizados em outros estudos serão contados, pesados e devolvidos ao mar ainda vivos.

No ponto inicial da amostragem dos transectos, em cada estação oceanográfica, serão efetuadas as coletas do sedimento com um pegador do tipo van Veen (área de amostragem de 0,125 m2). Para a análise da macrofauna serão coletados 15 litros de sedimento e 5 litros para a meiofauna. O material referente à macrofauna (coletado com o van Veen) receberá o mesmo tratamento descrito no subprojeto "Praias Arenosas", enquanto a meiofauna terá um tratamento específico, descrito no subprojeto correspondente.

As amostras de água de superfície e de fundo serão obtidas com uma garrafa de Nansen; em todas as estações serão medidas a temperatura da água e a salinidade (usando-se um refratômetro óptico específico). Aquelas para análise do sedimento, carbonato de cálcio e de matéria orgânica serão coletadas com o pegador (van Veen), acondicionadas em sacos plásticos etiquetados e armazenadas em caixas térmicas com gelo, sendo posteriormente mantidas em congelador até o momento da análise.


Selecione uma imagem
para ampliar.