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PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA VEGETAL

NT-218: FITOSSOCIOLOGIA

Prof. Dr. Fernando Roberto Martins
Departamento de Botânica, IB, UNICAMP

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PREVISTAS PARA 2002

MÊS/DIA
AULA
ASSUNTO
AGOSTO
 
09
01
Pequeno histórico e principais eixos atuais de idéias sobre comunidades ecológicas
16
02
Introdução à teoria de amostragem. Descritores da comunidade. Métodos de parcelas, quadrantes, pontos e interceptação em linha.ENTREGA DE TEXTO SOBRE A PRÁTICA I
23
03
PREPARO DA PRÁTICA DE CAMPO I: SEMINÁRIOS.ENTREGA DE TEXTO SOBRE A PRÁTICA II
30 CAMPO
04
Prática de campo I: estrutura de uma floresta estacional semidecídua
SETEMBRO
 
06
05
DISCUSSÃO DA PRÁTICA DE CAMPO I: SEMINÁRIOS.PREPARO DA PRÁTICA DE CAMPO II.: SEMINÁRIOS.ENTREGA DE TEXTO SOBRE A PRÁTICA III
13 CAMPO
06
Prática de campo II: um modelo analógico e sua aplicação
20
07
DISCUSSÃO DA PRÁTICA II: SEMINÁRIOS.ENTREGA DO RELATÓRIO DA PRÁTICA I.PREPARO DA PRÁTICA III: SEMINÁRIOS.ENTREGA DE TEXTO SOBRE A PRÁTICA IV
27 CAMPO
08
Prática de campo III: solo e cobertura vegetal
OUTUBRO
 
04
09
DISCUSSÃO DA PRÁTICA III: SEMINÁRIOS.ENTREGA DO RELATÓRIO DA PRÁTICA II.PREPARO DA PRÁTICA IV: SEMINÁRIOS.ENTREGA DE TEXTO SOBRE A PRÁTICA VI EM SALA DE AULA
11 CAMPO
10
Prática de campo IV: espectro biológico
18
11
DISCUSSÃO DA PRÁTICA IV: SEMINÁRIOS.ENTREGA DO RELATÓRIO DA PRÁTICA III.DISCUSSÃO DE PROPOSTA PARA A PRÁTICA V: SEMINÁRIOS
25
12
ENTREGA DO RELATÓRIO DA PRÁTICA IV.PRÁTICA VI EM SALA DE AULA
NOVEMBRO
 
01 CAMPO
13
Prática de campo V: sugestão de um exercício prático
08
14
DISCUSSÃO DA PRÁTICA V: SEMINÁRIOS.DISCUSSÃO DA PRÁTICA VI: SEMINÁRIOS
22
15
ENTREGA DO RELATÓRIO DA PRÁTICA VI.DISCUSSÃO GERAL

 

CONTEÚDO E OBJETIVOS
A disciplina tem por objetivos a discussão e a manipulação na prática dos conceitos mais básicos envolvidos na descrição de comunidades vegetais, especialmente as arbóreas. Para atingir esses objetivos, são propostas aulas teóricas, seminários e práticas em campo e em sala de aula.
As aulas teóricas deverão fornecer um rápido esboço do desenvolvimento do conceito de comunidade ecológica e um esquema simples das principais correntes atuais de pensamento sobre a comunidade vegetal, para, em seguida, introduzir os principais conceitos relacionados ao levantamento e análise de dados e interpretação dos resultados de descrição da estrutura comunitária.
As práticas em campo serão de dois tipos: quatro projetos fornecidos pelo professor e um projeto sugerido pelo aluno. Os projetos fornecidos pelo professor visam a fornecer elementos para a manipulação prática dos principais conceitos relacionados à Fitossociologia e à descrição de comunidades vegetais, bem como à influência da vegetação no ambiente, especificamente no solo. Esses projetos práticos serão baseados em textos fornecidos pelo professor. Os alunos deverão ler, analisar e discutir o texto, de modo a sugerir mudanças necessárias para seu melhoramento e complementação. Os projetos práticos com base nos textos fornecidos pelo professor poderão ser desenvolvidos em grupos. O projeto sugerido pelo aluno deverá ser individual e ter como objetivo desenvolver um projeto didático que aborde conceitos centrais da ecologia de comunidades de modo prático, possibilitando ao estudante alvo a manipulação prática de um ou mais desses conceitos centrais, ao mesmo tempo em que ofereça condições para desenvolver o raciocínio. Esse projeto deverá ter uma estrutura semelhante à dos projetos fornecidos pelo professor.
A prática em sala de aula será baseada em um texto também fornecido pelo professor. Os alunos deverão ler, analisar, discutir e criticar o texto, apontando falhas e deficiências e sugerindo modificações por escrito diretamente no texto. Além disso, deverão elaborar um guia para estudo dirigido desse texto por outros alunos. O guia para estudo dirigido poderá ser baseado em questões e situações-problema, de modo que o estudante alvo possa elaborar conhecimentos a respeito dos conceitos centrais da ecologia de comunidades. Essas atividades poderão ser desenvolvidas em grupo.
Os seminários serão conduzidos pelos alunos e serão referentes aos assuntos abordados nos projetos práticos, devendo, obrigatoriamente, ser complementados com literatura especializada, de modo a colocar em discussão com a classe não só os resultados do projeto prático e sua interpretação, como também os conhecimentos produzidos por outros pesquisadores a partir do desenvolvimento de projetos semelhantes. Os próprios alunos deverão pesquisar a literatura para escolher os trabalhos publicados que sejam pertinentes ao assunto abordado no projeto prático e discuti-los com os colegas a partir dos resultados do projeto prático. As discussões e seminários deverão basear-se em trabalhos publicados recentemente e considerados importantes como organizadores de idéias.

AVALIAÇÃO
A avaliação do rendimento do aluno será feita através da análise dos relatórios e da avaliação dos seminários, cada nota variando de zero a dez. Os relatórios deverão ser escritos na forma de um artigo científico de acordo com as normas de publicação na Revista Brasileira de Botânica. O professor analisará cada relatório como se fosse um assessor científico. Na avaliação dos relatórios, serão considerados os seguintes itens:
a) adequação às normas de publicação na Revista Brasileira de Botânica;
b) estrutura do texto (introdução, material e métodos, resultados, discussão, referências bibliográficas);
c) coerência do texto (coerência entre o assunto desenvolvido na introdução com os objetivos, hipóteses e expectativas; coerência entre os objetivos, hipóteses e expectativas com os métodos de coleta e análise de dados; coerência entre os resultados, a discussão e a conclusão);
d) adequação e pertinência da literatura consultada.
Nos seminários, será avaliada a capacidade do aluno de expor os resultados da análise dos dados dentro do tema escolhido como seu projeto de pesquisa, de modo organizado, lógico e didático, sem ultrapassar o tempo estipulado. Além disso, será avaliada também sua capacidade de dirigir uma discussão com a classe, abordando os conceitos ecológicos envolvidos no tema do projeto, dentro do tempo estipulado.
A nota final será a média aritmética das notas dos relatórios e seminários.


Pós-graduação em Biologia Vegetal
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