1. Os alunos que disponham de notebook devem trazer os mesmos nas aulas, para uso nos exercícios.
2. Confiram a lista de matriculados no link Alunos. Favor enviarem mensagem com o endereço de e-mail.
3. Verifiquem a possibilidade de usarmos alguns dos seguintes dias para aulas: 31/10 (2a f), 04/11 (6a f), 21/11 (2a f), 25/11 (6a f) e 28/11
(2a f). Por favor, respondam por e-mail para mim, quais desses dias vocês teriam problemas com outras atividades. Qualquer desses dias somente será usado se todos tiverem disponibilidade.
4. Para a próxima aula, vocês podem trazer o notebook com o programa Populus instalado (http://www.cbs.umn.edu/populus).
5. Referências para a próxima aula (26/10) - IB5:
- Bradshaw, A.D. 1987. Comparison - its scope and limits. New Phytologist 106 (supl.): 3-21.
- Harper, J.L. 1982. After description. In Plant community as a working mechanism (E.I. Newman, ed.). Blackwell, Oxford. p. 11-25.
Referências de apoio à discussão:
- Bradshaw, A.D. 1984. The importance of evolutionary ideas in ecology and vice versa. In Evolutionary ecology (B. Shorrocks, ed.). Blackwell, Oxford. p. 1-25.
- Harper, J.L. 1967. A Darwinian approach to plant ecology. Journal of Ecology 55: 247-270.
- Harper, J.L. 1988. An apophasis of plant population biology. In Plant population ecology (A.J. Davy, M.J. Hutchings & A.R. Watkinson, eds.). Blackwell, Oxford. p. 435-452.
6. Referências para a aula do dia 07/12:
Condit et al. 2000. Science 288: 1414-1418.
Hampe et al. 2008. Journal of Ecology 96: 668-678.
Nicotra. 1998. Oecologia 115: 102-113.
Winegand & Moloney. 2004. Oikos 104: 209-229.
Programas a serem utilizados:
SAM: http://www.ecoevol.ufg.br/sam/
SADIE: http://www.rothamsted.ac.uk/pie/sadie/SADIE_downloads_software_sshell_page_5_2_1_a.php