Ecologia Aplicada

Referência online de três pesquisadores da UNICAMP

Unicamp
Plataforma Lattes
CNPq
Instituto de Biologia - UNICAMP
Revista Ciências do Ambiente
Departamento de Zoologia, IB, UNICAMP

Fotos e Figuras


 

Essa figura é usada na Disciplina BE-310 Ciências do Ambiente, para mostrar o quão recente é o surgimento da espécie humana em relação ao surgimento e evolução da vida no planeta Terra. Confira!

 



 

Esse é o pé de um aluno nosso do curso de Ciências Biológicas, com uma inflamação secundária devido às picadas de borrachudo que levou em um trabalho de campo, no litoral de São Paulo.

 



 

Acadêmico Marcel Mamede Carvalho Filho, preparando substrato de cesto com britas, para coleta de macroinvertebrados em riacho. Projeto Levantamento de Fauna Fazenda Intermontes.

 



 

As armadilhas CDC (Centers for Desease Control-EUA) são consideradas padrão para coleta de mosquitos. O modelo básico pode custar US$240 (BIOQUIP). Essas na foto foram feitas pela nossa equipe, na UNICAMP.

 



 

Esse é o mapa da Fazenda Intermontes (343ha, município de Ribeirão Grande, SP) aonde a equipe do Prof. C.F. Andrade realiza um estudo sobre invertebrados, em área de recuperação ambiental (Companhia Cimento Ribeirão).

 



 

Essa lagoa fica no Parque 'Hermógenes de Freitas Leitão Filho', em um parque municipal entre a UNICAMP e o bairro Cidade Universitária II. O acadêmico Eduardo P. Barbosa realiza nessa área projeto sobre a fauna de mosquitos quironomídeos.

 



 

Larvas de Aedes aegypti e Aedes albopictus podem ser coletadas nos mesmos criadouros urbanos, em várias cidades do Brasil. Confira aqui detalhes do pectem do 8o segmento abdominal das larvas de último estádio de Aedes aegypti.

 



 

Larvas de Aedes aegypti e Aedes albopictus podem ser coletadas nos mesmos criadouros urbanos, em várias cidades do Brasil. Confira aqui detalhes do pectem do 8o segmento abdominal das larvas de último estádio de Aedes albopictus.

 



 

Confira como são os dentes do pectem do sifão das larvas de último estádio de Aedes aegypti.

 



 

Em 2002 o CCZ de São Paulo iniciou no Rio Pinheiros um Programa de Controle de mosquitos. A equipe do Prof. CF Andrade fez avaliações da eficiência do controle biológico. Veja foto da área tratada, aonde ocorreram as avaliações.

 




Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP. Seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta Instituição. A resposabilidade por seu conteúdo é exclusivamente dos autores.


Página desenvolvida por Gabriel F. C. Felicio