Educação
Ambiental:
As nossas
atividades nessa
área se iniciaram
com os cursos ministrados no Programa de Educação
Continuada - PEC, UNICAMP/SEE/PNUD.
De Junho a novembro de 1998. O tema foi "O
Papel do Professor
da Rede de Ensino na Elaboração de Programas de
Educação Ambiental".
A Professora
Rejane Cristina Brassolatti foi colaboradora. Novas turmas foram feitas
depois com financiamento privado.
Em 1999
foi criada a Disciplina Optativa BE-597,
Educação Ambiental
(Curso de
Ciências Biológicas, Instituto
de Biologia,
UNICAMP)
tendo
como Responsável o Prof. C. F. Andrade.
Aqui
você encontra textos
usados nas aulas,
além de estudos, projetos e trabalhos técnicos
desenvolvidos pelos alunos e docentes na área de
Educação Ambiental.
Título:
Fagundes,
G.; Ricarte,
J.D.; Lins, D.B.S.; Lima, A.L.;
Carasça, R.A. & M.E.M. Habib, 2005
(DES) ENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PAPEL E DESAFIOS DOS
ESTUDANTES DE BIOLOGIA.
Descrição: Resumo
apresentado no CAEB.
Trecho/Resumo:
Diante do cenário mundial de insustentabilidade,
é
fundamental que a Universidade atue na formação
de
profissionais que, além de um embasamento
acadêmico,
tenham um maior comprometimento com a construção
de
modelos de desenvolvimento que harmonizem a
relação do
homem com o ambiente.(...)
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)
Título:
QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
DE PROFESSORES
DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS
FORMAIS
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. M.E.M.
Habib, coordenador
Descrição:
Detalhamento de um
projeto
piloto. para
contribuir na construção de uma nova
consciência
mais ética e mais saudável na
relação Homem
/ Ambiente.
O projeto
pode
ser
executado em quatro etapas (Módulos) de 24 horas / aula
cada.
Cada Módulo pode ter o seu tempo distribuido em
três
meses, ocupando um dia por mês com oito horas de atividades,
permitindo que o docente das U.Es participe sem
prejuízos a suas atividades profissionais. A presente
proposta
foi realizada através de
um
Convênio UNICAMP / PNUD / SEE-SP, com 70 professores da Rede
Estadual de São Paulo.
Trecho/Resumo:
A Educação Ambiental no Brasil, tornou-se
obrigatória por força da
Constituição em
1988. No entanto, até o momento poucos avanços
foram
feitos no processo de consolidação dessa nova
proposta
educacional....
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para baixar o adobe
reader clique
aqui)
Título: M.
HABIB; C. F.S. ANDRADE, G. G. FAGUNDES & R.
C. BRASSOLATTI
O PAPEL DO PROFESSOR DA REDE DE ENSINO NA
ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (1997)
Descrição:
PROJETO -
Convênio
UNICAMP /
PNUD / SEE-SP, com 70 professores da Rede Estadual de São
Paulo.
Trecho/Resumo:
Nesse projeto, foram atendidas duas turmas, uma em Capivari e outra em
Campinas, totalizando 42 participantes. Foram trabalhados 4
módulos e foram apresentados pelos participantes as duas
pesquisas de avaliação e a proposta inicial de
projeto
que ainda está em processo de
elaboração. No
total, foram apresentadas 17 propostas de programas de
Educação Ambiental. VEJA COMO FOI....
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para baixar o adobe reader clique
aqui)
Título:
Habib,
M.E.,
Fagundes, G. , Brassolati, R. & Andrade,
C.F.S. (1997)
PERFIL
DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA ENVOLVIDOS NUM PROCESSO DE
QUALIFICAÇÃO PARA
ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS
REGIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Descrição:
Relatório
de Projeto.
Trecho/Resumo:
Relata-se os
resultados do Sub-Projeto
1 (Convênio SEE/SP e PNUD),
do Projeto de Educação Continuada (PEC) ver acima.
Inscreveram-se neste Sub-Projeto cerca de 70 professores da rede de
ensino público, tanto do primeiro como do segundo grau, os
quais
atuam na região da Grande Campinas.
O objetivo foi a
capacitação destes docentes, durante os anos de
1997/98,
para posterior elaboração de Programas de
Educação Ambiental para as suas respectivas
escolas.
Essa etapa visou
definir o perfil
desses docentes no que se refere a sua instrução
e
qualificação acadêmica, além
da qualidade da
sua consciência ambiental dentro de um enfoque de
cidadania.
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para baixar o
adobe reader clique
aqui)
Título:
Ricarte,
J.D.; Ferraz,
J.M.G.; Fagundes, G.G. & M.E.M. Habib
ECOLOGICAL SUSTAINABILITY: DIAGNOSIS AND EVALUATION IN TWO ORGANIC
FARMS IN JAGUARIUNA, STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL.
Descrição:
Abstract
Encontro
Internacional Agroecologia - Botucatu, SP (2005)
Trecho/Resumo:
As the conventional agriculture showed to be unsustainable, new
investigations should be done aiming to reach ecological, economic and
social sustainability.(...)
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para baixar o
adobe reader clique
aqui)
Título:
Fagundes,
G. Fisher,
H.; Barbosa, E.; Montano, J. & M.E.M. Habib
ENTOMOFAUNA AQUÁTICA EM UMA PROPRIEDADE AGRÍCOLA
ORGÂNICA EM AMPARO, SP.
Descrição:
Resumo
no CAEB (2005)
Trecho/Resumo:
Os insetos aquáticos têm papel fundamental no
funcionamento de ecossistemas agrícolas e podem ser
utilizados
como bioindicadores de qualidade da água e dos impactos
antrópicos no meio ambiente. A serra da Mantiqueira
é uma
importante fonte de abastecimento de água para o Estado de
São Paulo, todavia é bastante impactada por
atividades
agropecuárias convencionais.(...)
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)
Título: Lima,
A.
L. (2003).
Avaliação
da
situação quanto
ao destino de Lâmpadas Fluorescentes queimadas pelo Campus
Universitário –
UNICAMP/ Campinas, SP. BE-597
Educação
Ambiental.16pp.
Descrição:
Relatório
Final BE-597 Educação
Ambiental (2003)
Trecho/Resumo:
Para
otimizar na Unicamp
o processo de reciclagem das lâmpadas, deve-se trabalhar para
que as lâmpadas consumidas retornem em quase totalidade
(desconsiderando as que se perdem acidentalmente, comumente) para a
reciclagem, para isso deve-se intervir na
educação dos funcionários
da manutenção e infra-estrutura das
unidades, desde a recuperação na troca,o
armazenamento conveniente, ao transporte para o Parque
Ecológico, onde novamente se deverá fazer correta
armazenagem em local de fácil acesso para retirada pela
empresa de reciclagem. Esse trabalho avalia essa
situação e propõe medidas.
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)
Título:
Monteiro, G., Levy, L. O.
& M. Souza (2007).
Bitucas de Cigarro Jogadas no Chão do Instituto de Biologia
- UNICAMP.
BE-597
Educação Ambiental.
3pp.
Descrição:
Projeto Final BE-597 Educação
Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
Um
estudo
prévio com
documentação em fotografiaca no Instituto de
Biologia da
Universidade Estadual de Campinas, apontou um excesso de
bitucas
de cigarros deixadas no chão dos corredores, floreiras e
jardins, o que causa extremo desconforto aos demais
freqüentadores
do Instituto e grande poluição visual como
impacto
ambiental imediato. Propõe-se um projeto de
intervenção em Educação
Ambiental que vise
mudar este mau hábito e que os direcione a
depositar suas
bitucas de cigarroem locais mais apropriados como cinzeiros e lixeiras.
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)
Título:
Monteiro, G., Levy, L. O.
& M. Souza (2007). Levantamento
do Perfil dos Usuários de
Canecas Reutilizáveis no Restaurante
Universitários da UNICAMP. BE-597
Educação Ambiental.
9pp.
Descrição:
Relatório Final BE-597 Educação
Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
Relata-se
um trabalho
sobre a adesão ao uso de canecas reutilizáveis em
substituição ao uso de copos
descartáveis no R.U., bem como seus motivos para isso.
Estudou-se os grupos de pessoas com maior incidência de uso
decopos descartáveis, para se delimitar um
público alvo e linhas de ação para uma
futura Educação Ambiental.
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)
Título:
Cardoso, B. O.
& M. L. Bonatelli (2007). Coleta
de Material Biológico e sua Legislação
- Para a Comunidade do Instituto de Biologia da UNICAMP. BE-597
Educação Ambiental.
5pp.
Descrição:
Projeto Final BE-597 Educação
Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
O
Sistema de
Autorização e Informação em
Biodiversidade (SISBIO) é um sistema automatizado,
interativo e simplificado de atendimento à
distância e de informação
(http://www.ibama.gov.br/sisbio/).
Por meio de formulários eletrônicos, pesquisadores
podem solicitar ao IBAMA autorizações para
captura e envio de material. Os biólogos da Unicamp sabem
disso ? Esse projeto de Educação Ambiental se
propões a tratar a questão. Veja como.
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)
Título:
Monteiro, G., Levy, L. O.
& M. Souza (2007). Redistribuição
das Lixeiras para os Lixos Recicláveis e
Não-Recicláveis no Instituto de Biologia da
UNICAMP. BE-597
Educação Ambiental.
6pp.
Descrição: Relatório
Final BE-597 Educação
Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
O
IB-Unicamp é um espaço de 28.767m2,
freqüentado por cerca de 400
alunos, além de docentes e funcionários. Uma
grande
quantidade de lixo é produzida. Avaliamos se há
um
número adequado e bem distribuído de
lixeiras pelo Instituto e propomos intervenções
educativas para melhorar essa questão. Veja quais.
Clique
abaixo para texto completo:
PDF
(Para
baixar o adobe reader clique
aqui)