Ecologia Aplicada

Referência online de três pesquisadores da UNICAMP

Unicamp
Plataforma Lattes
CNPq
Instituto de Biologia - UNICAMP
Revista Ciências do Ambiente
Departamento de Zoologia, IB, UNICAMP

Educação Ambiental:

As nossas atividades nessa área se iniciaram com os cursos ministrados no Programa de Educação Continuada - PEC, UNICAMP/SEE/PNUD. De Junho a novembro de 1998. O tema foi "O Papel do Professor da Rede de Ensino na Elaboração de Programas de Educação Ambiental". A Professora Rejane Cristina Brassolatti foi colaboradora. Novas turmas foram feitas depois com financiamento privado. 

Em 1999 foi criada a Disciplina Optativa BE-597, Educação Ambiental (Curso de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia, UNICAMP) tendo como Responsável o Prof. C. F. Andrade.

Aqui você encontra textos usados nas aulas, além de estudos, projetos e trabalhos técnicos desenvolvidos pelos alunos e docentes na área de Educação Ambiental.


 
Título: Fagundes, G.; Ricarte, J.D.; Lins, D.B.S.; Lima, A.L.; Carasça, R.A. & M.E.M. Habib,  2005
(DES) ENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PAPEL E DESAFIOS DOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA.
Descrição: Resumo apresentado no CAEB.
Trecho/Resumo:
Diante do cenário mundial de insustentabilidade, é fundamental que a Universidade atue na formação de profissionais que, além de um embasamento acadêmico, tenham um maior comprometimento com a construção de modelos de desenvolvimento que harmonizem a relação do homem com o ambiente.(...)
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Título: QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. M.E.M. Habib, coordenador
Descrição:  Detalhamento de um projeto piloto. para contribuir na construção de uma nova consciência mais ética e mais saudável na relação Homem / Ambiente.
 O projeto pode ser executado em quatro etapas (Módulos) de 24 horas / aula cada. Cada Módulo pode ter o seu tempo distribuido em três meses, ocupando um dia por mês com oito horas de atividades, permitindo que o docente das U.Es participe sem prejuízos a suas atividades profissionais. A presente proposta foi realizada através de um Convênio UNICAMP / PNUD / SEE-SP, com 70 professores da Rede Estadual de São Paulo
Trecho/Resumo:
A Educação Ambiental no Brasil, tornou-se obrigatória por força da Constituição em 1988. No entanto, até o momento poucos avanços foram feitos no processo de consolidação dessa nova proposta educacional....
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Título:  M. HABIB; C. F.S. ANDRADE, G. G. FAGUNDES & R. C. BRASSOLATTI
 O PAPEL DO PROFESSOR DA REDE DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.  (1997) 
Descrição:  PROJETO - Convênio UNICAMP / PNUD / SEE-SP, com 70 professores da Rede Estadual de São Paulo 
Trecho/Resumo:
Nesse projeto, foram atendidas duas turmas, uma em Capivari e outra em Campinas, totalizando 42 participantes. Foram trabalhados 4 módulos e foram apresentados pelos participantes as duas pesquisas de avaliação e a proposta inicial de projeto que ainda está em processo de elaboração. No total, foram apresentadas 17 propostas de programas de Educação Ambiental.  VEJA COMO FOI....
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Título:  Habib, M.E., Fagundes, G. , Brassolati, R. & Andrade, C.F.S. (1997)
PERFIL DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PAULISTA ENVOLVIDOS NUM PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Descrição: Relatório de Projeto.
Trecho/Resumo:
  Relata-se os resultados do Sub-Projeto 1 (Convênio SEE/SP e PNUD), do Projeto de Educação Continuada (PEC) ver acima. Inscreveram-se neste Sub-Projeto cerca de 70 professores da rede de ensino público, tanto do primeiro como do segundo grau, os quais atuam na região da Grande Campinas.
   O objetivo foi a capacitação destes docentes, durante os anos de 1997/98, para posterior elaboração de Programas de Educação Ambiental para as suas respectivas escolas.
   Essa etapa visou definir o perfil desses docentes no que se refere a sua instrução e qualificação acadêmica, além da qualidade da sua consciência ambiental dentro de um enfoque de cidadania. 
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Título: Ricarte, J.D.; Ferraz, J.M.G.; Fagundes, G.G. & M.E.M. Habib
ECOLOGICAL SUSTAINABILITY: DIAGNOSIS AND EVALUATION IN TWO ORGANIC FARMS IN JAGUARIUNA, STATE OF SÃO PAULO, BRAZIL.
Descrição: Abstract Encontro Internacional Agroecologia - Botucatu, SP (2005)
Trecho/Resumo:
As the conventional agriculture showed to be unsustainable, new investigations should be done aiming to reach ecological, economic and social sustainability.(...)
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Título: Fagundes, G. Fisher, H.; Barbosa, E.; Montano, J. & M.E.M. Habib
ENTOMOFAUNA AQUÁTICA EM UMA PROPRIEDADE AGRÍCOLA ORGÂNICA EM AMPARO, SP.
Descrição: Resumo no CAEB (2005)
Trecho/Resumo:
Os insetos aquáticos têm papel fundamental no funcionamento de ecossistemas agrícolas e podem ser utilizados como bioindicadores de qualidade da água e dos impactos antrópicos no meio ambiente. A serra da Mantiqueira é uma importante fonte de abastecimento de água para o Estado de São Paulo, todavia é bastante impactada por atividades agropecuárias convencionais.(...)
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Título: Lima, A. L. (2003). Avaliação da situação quanto ao destino de Lâmpadas Fluorescentes queimadas pelo Campus Universitário – UNICAMP/ Campinas, SP. BE-597 Educação Ambiental.16pp.
Descrição: Relatório Final BE-597 Educação Ambiental (2003)
Trecho/Resumo:
Para otimizar na Unicamp o processo de reciclagem das lâmpadas, deve-se trabalhar para que as lâmpadas consumidas retornem em quase totalidade (desconsiderando as que se perdem acidentalmente, comumente) para a reciclagem, para isso deve-se intervir na educação dos funcionários da manutenção e infra-estrutura das unidades, desde a recuperação na troca,o armazenamento conveniente, ao transporte para o Parque Ecológico, onde novamente se deverá fazer correta armazenagem em local de fácil acesso para retirada pela empresa de reciclagem.  Esse trabalho avalia essa situação e propõe medidas.
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Título:  Monteiro, G., Levy, L. O. & M. Souza (2007). Bitucas de Cigarro Jogadas no Chão do Instituto de Biologia - UNICAMP.
BE-597 Educação Ambiental
. 3pp.
 
Descrição: Projeto Final BE-597 Educação Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
Um estudo prévio com  documentação em fotografiaca no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, apontou um excesso de bitucas de cigarros deixadas no chão dos corredores, floreiras e jardins, o que causa extremo desconforto aos demais freqüentadores do Instituto e grande poluição visual como impacto ambiental imediato. Propõe-se um projeto de intervenção em Educação Ambiental que vise mudar este mau hábito e que os direcione a depositar suas bitucas de cigarroem locais mais apropriados como cinzeiros e lixeiras.
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Título:  Monteiro, G., Levy, L. O. & M. Souza (2007). Levantamento do Perfil dos Usuários de Canecas Reutilizáveis no Restaurante Universitários da UNICAMP. BE-597 Educação Ambiental. 9pp.  
Descrição: Relatório Final BE-597 Educação Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
Relata-se um trabalho sobre a adesão ao uso de canecas reutilizáveis em
substituição ao uso de copos descartáveis no R.U., bem como seus motivos para isso. Estudou-se os grupos de pessoas com maior incidência de uso decopos descartáveis, para se delimitar um público alvo e linhas de ação para uma futura Educação Ambiental.
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Título:   Cardoso, B. O. & M. L. Bonatelli (2007). Coleta de Material Biológico e sua Legislação - Para a Comunidade do Instituto de Biologia da UNICAMP.  BE-597 Educação Ambiental. 5pp.  
Descrição: Projeto Final BE-597 Educação Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
O Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO) é um sistema automatizado, interativo e simplificado de atendimento à distância e de informação (http://www.ibama.gov.br/sisbio/).
Por meio de formulários eletrônicos, pesquisadores podem solicitar ao IBAMA autorizações para captura e envio de material. Os biólogos da Unicamp sabem disso ? Esse projeto de Educação Ambiental se propões a tratar a questão. Veja como. 
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Título:   Monteiro, G., Levy, L. O. & M. Souza (2007). Redistribuição das Lixeiras para os Lixos Recicláveis e Não-Recicláveis no Instituto de Biologia da UNICAMP.  BE-597 Educação Ambiental. 6pp.  
Descrição: Relatório Final BE-597 Educação Ambiental (2007)
Trecho/Resumo:
O IB-Unicamp é um espaço de 28.767m2, freqüentado por cerca de 400
alunos, além de docentes e funcionários. Uma grande quantidade de lixo é produzida. Avaliamos se há um número adequado e bem distribuído de
lixeiras pelo Instituto e propomos intervenções educativas para melhorar essa questão. Veja quais.
 
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