A avaliação
do desempenho do aluno será feita considerando os seguintes itens:
1) Presença.
Todo o desenvolvimento da disciplina está baseado na discussão
de textos que serão indicados oportunamente. Sendo assim, é
imprescindível a presença do aluno num número maior
de aulas que os 75% exigidos legalmente. Serão passadas duas listas
para confirmação de presença, uma de manhã
e outra à tarde, exceto nos dias de excursão, em que haverá
uma só lista diária, somando um total de 22 listas. Os 75%
de presença exigidos legalmente correspondem a 17 listas. Para
cada ausência deverá ser retirado o valor de 0,1 (um décimo)
da média final do aluno, podendo chegar a um total de 0,5 (cinco
décimos).
2) Participação. A participação do aluno nas
discussões é essencial para que os principais conceitos
e sua aplicação sejam esclarecidos. Como participação
do aluno entende-se: a) a leitura dos textos; b) a colocação
de perguntas; c) a resposta, mesmo tentativa, às questões
colocadas pelo debatedor (o coordenador da sessão de discussão).
Alunos que se destacarem neste item de participação poderão
ter até 0,5 (cinco décimos) acrescidos à sua média
final.
3) Cooperação. Todos os alunos deverão coletar dados
que serão usados pelos colegas no desenvolvimento dos projetos.
Todos os dados deverão ser inseridos em planilhas eletrônicas,
de modo que cada aluno tenha todas as planilhas eletrônicas com
todos os dados coletados em todos os projetos. Portanto, é essencial
que haja um espírito de cooperação entre todos os
alunos. Por cooperação entende-se tornar os dados disponíveis
em planilhas eletrônicas aos colegas no prazo estipulado pelos professores.
Alunos que não cumprirem esse quesito poderão ter até
0,5 (cinco décimos) descontados de sua média final.
4) Apresentação oral. Na apresentação oral
dos projetos, será avaliada a capacidade do aluno de expor os resultados
da análise dos dados dentro do tema escolhido como seu projeto
de pesquisa, de modo organizado, lógico e didático, sem
ultrapassar o tempo de 15 (quinze) minutos. Além disso, será
avaliada também sua capacidade de dirigir uma discussão
com a classe, abordando os conceitos ecológicos envolvidos no tema
do projeto, dentro do tempo de 15 (quinze) minutos. A nota para cada apresentação
oral será atribuída pelos professores numa escala de 0 (zero)
a 10 (dez).
5) Relatórios. Os relatórios deverão ser escritos
na forma de um artigo científico de acordo com as normas de publicação
na Revista Brasileira de Botânica. Na avaliação dos
relatórios, serão considerados os seguintes itens: a) adequação
às normas de publicação na Revista Brasileira de
Botânica; b) estrutura do texto (introdução, material
e métodos, resultados, discussão, referências bibliográficas);
c) coerência do texto (coerência entre o assunto desenvolvido
na introdução com os objetivos, hipóteses e expectativas;
coerência entre os objetivos, hipóteses e expectativas com
os métodos de coleta e análise de dados; coerência
entre os resultados, a discussão e a conclusão); d) adequação
e pertinência da literatura consultada. Os professores examinarão
cada relatório, atuando como assessores científicos, anotando
observações e emitindo um parecer, juntamente com a nota
atribuída ao relatório. A nota para cada relatório
será atribuída pelos professores numa escala de 0 (zero)
a 10 (dez). O aluno terá direito a refazer os dois primeiros relatórios,
de acordo com os comentários escritos dos professores, e apresentar
uma segunda versão de cada um desses relatórios. A segunda
versão será novamente avaliada pelos professores. Será
mantida a nota mais alta de cada relatório.
MÉDIA
FINAL
A média final
(M) terá como base a média aritmética das notas das
apresentações orais (A1, A2 e A3) e dos relatórios
(R1, R2 e R3), acrescida ou diminuída da presença (P), participação
(D) e da cooperação (C), quando for o caso:
A1 + A2 + A3 + R1 + R2 + R3 .........
M = ---------------------------------------------- + D - C - P
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