NORMAS
PARA APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS
Os relatórios são
escritos sob a forma de artigos científicos, a partir dos temas
relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos. A primeira
versão dos "artigos científicos" é analisada pelos
professores, que atuam como os assessores científicos de um periódico
científico especializado. O texto com os comentários dos
"assessores" é entregue e discutido com os alunos, que, a partir
desses comentários, modificam o trabalho e o enviam aos "assessores"
para nova análise. As normas para apresentação dos
relatórios têm como base as normas da Revista
Brasileira de Botânica, com alguns pequenos ajustes (consultem
a página da revista). Os relatórios completos (incluindo
figuras e tabelas) devem ser entregues impressos em uma via, mais uma
cópia eletrônica do relatório em arquivo Word.
Instruções:
Preparar o relatório todo com numeração seqüencial
das páginas. Utilize papel A4, com todas as margens com 2 cm, fonte
Arial, tamanho 10 e espaçamento duplo. Deixar apenas um espaço
entre as palavras e não hifenizá-las. Usar tabulação
(tecla Tab) apenas no início de parágrafos. Evite usar negrito
ou sublinhado. Use itálico apenas para nomes científicos
ou palavras e expressões em latim.
Formato do relatório:
Primeira página - Título conciso e informativo (em negrito
e apenas as iniciais em maiúsculas).
Nome completo dos autores, indicando e-mail para contacto. Como endereço,
indicar "Disciplina Ecologia Vegetal (BT-682), Curso de Graduação
em Ciências Biológicas, IB, UNICAMP".
RESUMO com no máximo 250 palavras.
PALAVRAS-CHAVE (no máximo 5).
TEXTO - Iniciar em nova página colocando seqüencialmente:
Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão,
Agradecimentos e Referências bibliográficas. Citar figuras
e tabelas no texto em ordem numérica crescente. Escreva números
até nove por extenso (ex.: nove árvores), a menos que sejam
seguidos de unidades (ex.: 9 metros). Utilize vírgula para separação
de decimais (ex.: 10,5 m). Separe as unidades dos valores por um espaço
(exceto para porcentagens, graus, minutos e segundos de coordenadas geográficas).
Utilize abreviações sempre que possível. Utilize,
para unidades compostas, exponenciação e não barras
(ex.: mg.dia-¹ ao invés de mg/dia, indivíduos.m-²
ao invés de indivíduos/m²)
Introdução - Procure ser conciso, situando o leitor no assunto
que será abordado. Utilize a bibliografia para indicar o problema
a ser tratado e, se possível, indique o que tem sido encontrado
em estudos semelhantes. Indique claramente qual(is) o(s) objetivo(s) do
trabalho.
Material e métodos - Descreva onde o trabalho foi feito, indicando
as coordenadas geográficas da área e informações
sobre a altitude, clima, vegetação, etc. Quando o trabalho
se referir a uma espécie ou a um conjunto restrito de espécies,
faça uma breve descrição, ressaltando características
que sejam relevantes ao assunto sendo tratado no trabalho e características
das espécies em estudo. Indique quando o trabalho foi feito, indicando
as informações relevantes e evitando aquelas irrelevantes.
Descreva a metodologia empregada, de forma a ser possível que o
leitor repita o que foi feito, seguindo a descrição feita.
Sempre deixe claro para que foi seguido um determinado procedimento.
Resultados - Descreva o que foi encontrado. Procure sempre ressaltar o
que foi obtido, evitando sempre sentenças do tipo "Os resultados
encontram-se na tabela ou na figura". Evite apresentação
repetida da mesma informação em tabelas, figuras e texto.
Discussão - Interprete os resultados obtidos. Compare com resultados
obtidos em outros trabalhos. Deixe claro ao leitor o que você pensa
sobre os resultados obtidos e, se for o caso, indique as hipóteses
geradas pelo trabalho. Resultados contrários ao esperado, não
significam necessariamente erro de procedimento ou dados insuficientes.
Procure não se contradizer nas explicações. Procure
não atribuir os resultados a dados insuficientes (pense sempre
que para indicar a necessidade de mais dados, precisa explicar para que,
por que e o que esperaria encontrar de diferente do que foi obtido e justificar
a essa expectativa).
Referências bibliográficas - As referências são
aquelas que foram citadas no texto, que nem sempre correspondem a todas
aquelas que foram consultadas. No texto cite as referências sempre
usando uma das seguintes formas: Martins (1999), (Martins 1999), Martins
(2000a, 2000b), (Martins 2000a, 2000b), Martins & Joly (1999), (Martins
& Joly 1999). Quando mais do que dois autores, use no texto: Martins et
al. (1999), (Martins et al. 1999). Quando citações múltiplas,
cite as referências em ordem cronológica: (Martins 1999,
Santos 2000 e Joly 2001). Para referências citadas, baseadas na
citação de outros autores use: Janzen (1970 apud Santos
1992). Isso indica que a afirmativa que estão usando no texto foi,
segundo Santos (1992) que foi lido, feita por Janzen (1970) que não
foi lido. Toda a referência citada no texto, e que foi lida, deve
constar no item Referências bibliográficas. Adote o seguinte
formato:
BERTANI, D.F., RODRIGUES, R.R., BATISTA, J.L.F. & SHEPHERD, G.J. 2001.
Análise temporal da heterogeneidade florística e estrutural
em uma floresta ribeirinha. Revista Brasileira de Botânica, 24:
11-23.
ROHFRITSCH, O. 1992. Patterns in gall development. In Biology of insect-induced
galls (J.D. Shorthouse & O. Rohfritsch, eds.). Oxford University Press,
Oxford. p. 60-86.
SANTOS, F.A.M. 1990. Um pequeno panorama da ecologia de populações.
In Atas do Encontro de Ecologia Evolutiva (R.P. Martins & F.S. Lopes,
coords.). ACIESP, São Paulo. p. 95-100.
No caso de teses, usar:
SPOSITO, T.C.S. 1999. Tamanho, forma, alometria e crescimento em algumas
espécies de Cecropia (Cecropiaceae) do Brasil. Tese de doutorado,
Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
ZAR, J.H. 1999. Biostatistical analysis. Prentice-Hall, New Jersey.
Tabelas - Use os recursos de criação e formatação
de tabelas do Word. Evite abreviações, exceto para unidades.
Coloque cada tabela em página separada, com o cabeçalho
na parte superior (ex.: Tabela 1. Parâmetros fitossociológicos
das 10 famílias de maior IVC amostradas nas quatro parcelas (1
ha) da Mata do Carvão). Não inserir linhas verticais. Usar
linhas horizontais apenas para destacar o cabeçalho e para fechar a tabela.
Em tabelas que ocupem mais de uma página, acrescentar na(s) página(s)
seguinte(s) "(cont.)" no início da página, à esquerda.
Figuras - Coloque cada figura em uma página separada. Gráficos
também são referidos como figuras. Evite usar cor, a menos
que seja necessário. Evite usar figuras tridimensionais ou com
efeitos especiais desnecessários. As figuras devem ser o mais simples
possível. Não use molduras. Evite usar títulos e
legendas desnecessárias ou que possam constar na legenda da figura.
Dúvidas podem ser esclarecidas consultando o último número
da Revista
Brasileira de Botânica ou os docentes da disciplina.
Textos para consulta:
Os textos abaixo podem ser consultados via internet e devem ser lidos
antes da confecção dos relatórios e apresentação
dos seminários.
Critical
thinking about scientific literature. 1 p. Texto de N. Gotelli, disciplina
Community Ecology (Biology 264). Spring 2003. The University of Vermont.
Guia
para elaboração de relatórios. 8 p. Texto adaptado
do livro de Brower, J.E. & Zar, J.H. (1984) Field and laboratory methods
for general ecology. 2nd ed. W.C. Brown, Dubuque.
Plagiarism:
academic dishonesty and its consequences. Rob Gendron.
Science in biology:
an introduction. J.E. Armstrong & G.E. Collier. Chapter
1: Science, biology, and non-majors.
Some
comments on writing and editing (the latter is as important as the former).
L.B. Railsback.
Some
thoughts on writing a scientific paper or thesis. L.B. Railsback.
T.C.
Chamberlin's method of multiple working hypotheses: an encapsulation for
modern students. L.B. Railsback.
Ten generic
seminar questions. P.
Hedrick. 2000. Bulletin of the Ecological Society of America 81: 291-292.
The
Method of multiple working hypotheses. T.C. Chamberlin.
What
is science. Texto de L.B. Railsback.
O link "Distribution
Tables" contém uma série de tabelas estatísticas
que podem ser consultadas via internet. Alguns textos podem também
ser encontrados consultando os links da página do Departamento
de Botânica.