home  armas  histórico  equipe  tipos  notícias informatização  normas de uso

Sobre o escudo de armas

 

De prata, folhado de verde, banda de púrpura carregada de três flores de orquídea  de prata realçadas de negro. Timbre: curupira de sua cor com arco e flecha de ouro na mão sinistra e na dextra empunha uma bandeira da Unicamp com haste de negro e montado num cateto de negro realçado de prata. Elmo de prata aberto e forrado de vermelho. Virol e paquife de prata e verde.

As folhas de dicotiledôneas juntamente com as flores de monocotiledôneas simbolizam as Fanerógamas, principal grupo do acervo do Herbário.

Como timbre, as armas têm um curupira cavalgando seu cateto empunhando a bandeira da Unicamp. De acordo com o folclore brasileiro, o curupira é o protetor das florestas, tanto para os animais quanto para as plantas.  Foi mencionado pela primeira vez pelo Beato Anchieta em meados do século XVI. Ele se parece com um índio pequeno com cabelos longos e vermelhos com os pés voltados para trás para despistar perseguidores.  Antes das tempestades ele costuma percorrer a floresta cavalgando um cateto, tocando os troncos das árvores com sua flecha para as proteger dos raios e ventos, bem como ferindo animais mortos também com sua flecha para os ressuscitar.