Ecologia Aplicada

Referência online de três pesquisadores da UNICAMP

Unicamp
Plataforma Lattes
CNPq
Instituto de Biologia - UNICAMP
Revista Ciências do Ambiente
Departamento de Zoologia, IB, UNICAMP

TRABALHOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INDEXADOS


 
Autores: M.E.M. Habib & C.F.S. ANDRADE
Ano de publicação: 1977
Título: Epizootia em larvas de Brassolis sophorae (Linnaeus, 1758) causada por Beauveria bassiana (Bals.) Wuill., com estudos de identificação e sintomatologia
Publicado em: Anais Soc. Entomol. Brasil 6 (2): 230-237
Trecho/Resumo:
Occurrence of a fungal disease in larvae of Brassolis sophorae was reported in Campinas, SP. The fungus was isolated, purified and identified as Bauveria bassiana The virulence of this fungus, its growth in artificial media and the pre-mortem and post-mortem symptoms were studied.
Clique abaixo para texto completo:
Download 355 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: ANDRADE, C.F.S
Ano de publicação: 1980
Título: Epizootia natural causada por Cordyceps unilateralis (Tull.)Sacc. (Hypocrealis; Euascomycetes) em adultos de Camponotus sp (Hymenoptera; Formicidae) na região Amazônica
Publicado em: Acta Amazônica 10 (3): 671-677
Trecho/Resumo:
O presente trabalho registra uma epizootia ocorrida na região amazônica em adultos de Camponotus sp causada por Cordyceps unilateralis (Tuslane) Saccardo. O desenvolvimento do fungo no hospedeiro foi descrito. Os mecanismos envolvidos no contágio, o hiperparasitismo e as tentativas de reinfecção foram avaliadas e discutidas. Sugere-se estudos mais detalhados sobre a fisiologia de desenvolvimento do fungo e sobre seu possível efeito como fator de mortalidade em populações de Atta cephalotes Fabr.
Clique abaixo para texto completo:
Download 1040 KB (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: ANDRADE, C.F.S.; BRITTO, L.R.G. & M.E.M. HABIB
Ano de publicação: 1982
Título: Aspectos eletrofisiológicos em larvas de Alabama argillacea (Hubner, 1818) infectadas pelo vírus da Poliedrose Nuclear
Publicado em: Rev. Agric. 57 (4): 247-256
Trecho/Resumo:
Resposta eletrofisiológica de ocelos de lagartas de Alabama argillacea infectadas pelo vírus da Poliedrose Nuclear foram avaliadas a partir de comparações com respostas em indivíduos sadios. Da mesma forma, atividades básicas esofageanas foram estudadas.
Clique abaixo para texto completo:
Download 312 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: ANDRADE, C.F.S. & M.E.M. HABIB
Ano de publicação: 1982
Título: Ocorrência e dispersão da Poliedrose Nuclear do Curuquerê do algodão Alabama argillacea (Hubner, 1818)
Publicado em: Rev. Agric. 57(4): 233-246
Trecho/Resumo:
No presente trabalho foi detectada e avaliada a ocorrência natural da virose poliedro nuclear (VPN) em populações de Alabama argillacea na região de Campinas, SP. Os parasitos mostraram ter papel fundamental na dispersão do vírus e na manutenção da doença. O patógeno, junto com os outros fatores bióticos de mortalidade determinaram altos níveis de controle natural da praga. O efeito da doença sobre os inimigos naturais foi também avaliado.
Clique abaixo para texto completo:
Download 414 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: GARCIA; M.A.; C.F.S. ANDRADE; J. LAURITIS & M.E.M. HABIB
Ano de publicação: 1984
Título: Pathogenicity and histopathological studies on the Nuclear Polyhedrosis virus of the Fall Armworm Spodoptera frugiperda (Abbot & Smith, 1797)
Publicado em: Rev. Agric. 59 (1): 71-82
Trecho/Resumo:
O vírus da poliedrose nuclear, isolado de lagartas de Spodoptera frugiperda, revelou-se altamente patogênico para o 4º estádio larval do mesmo hospedeiro. Cerca de 104 poliedros por larva foram suficientes para causar 50% de mortalidade em 4 dias.Os sintomas ed infecção durante o desencadeamento da doença e os efeitos histopatológicos foram descritos. Possível seqüência de formação de poliedros nos tecidos foi indicada.
Clique abaixo para texto completo:
Download 456 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: ANDRADE, C.F.S. & M.E.M. HABIB
Ano de publicação: 1984
Título: Natural occurence of Baculoviruses in some Heliconiini (Lepidoptera; Nynphalidae) with histopathological notes
Publicado em: Rev. Bras. Zoologia 2 (2): 55-62
Trecho/Resumo:
Natural occurrence of nuclear polyhedrosis viruses were detected in populations of some Heliconiini in the field as well as in the laboratory. The epizootics appeared under field conditions in populations of Dione juno juno, D. moneta and Agraulis vanillae maculosa. In the laboratory, however, larvae of Heliconius numata mirus, H. hecale vetustus and H. ereto phyllis in addition to two hibrids and Eueides isabella dianasa, all suffered the same disease. The effect of several factors which might contribute to the occurrence of the disease are discussed. Symptoms, histopathology and description of viral particles and polyhcdra are given.
Clique abaixo para texto completo:
Download 330 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: ANDRADE, C.F.S. & M.E.M. HABIB
Ano de publicação: 1983
Título: Patologia da Poliedrose Nuclear do Curuquerê do Algodão Alabama argillacea (Hubner, 1818) (Lepidoptera; Noctuidae).
Publicado em: Rev. Agric. 58 (4): 269-290
Trecho/Resumo:
Seqüência cronológica de sintomas externos e internos, foi descrita para larvas de 6º estádio de Alabama argillacea, infectadas com o vírus da Poliedrose Nuclear no laboratório. Estudos histológicos demonstraram nas diferentes fases pré-mortais, presença de poliedros e de partículas bem como efeitos patológicos nos tecidos infectados. Possível seqüência no processo de infecção do vírus no tecido e replicação foi discutida e associada à sintomologia. A análise morfométrica de preparações purificadas revelou um diâmetro médio de 1,60 0,02 um para os corpos de inclusão poliédricos. Para os nucleocapsídeos, entretanto, as dimensões variaram de acordo com a presença ou não do envelope.
Não disponível para download.
 



 
Autores: HABIB, M.E.M.; W.D. FERNANDES; A. FAVARO & C.F.S. ANDRADE
Ano de publicação: 1984
Título: Eficiência do feromônio de agregação e inseticidas químicos no controle do Bicudo Anthonomus grandis Boheman, 1843 (Coleoptera; Curculionidae)
Publicado em: Rev. Agric. 59 (3): 239-252
Trecho/Resumo:
A eficiência do feromônio de agregação de A. grandis e de três inseticidas químicos foi verificada em condições de campo objetivando a possível participação em programas de manejo desta praga. O feromônio tanto em campos arados como em cultivados, mostrou alta eficiência na agregação de adultos, propiciando assim combate em faixas estreitas durante o ciclo do algodão assim como nas entressafras. O inseticida Thiodan foi o mais eficiente em relação ao Imidan, que por sua vez superou o Malathion. Tanto o Thiodan como o Imidan são considerados ainda mais vantajosos do que o Malathion devido à sua seletividade entre artrópodos benéficos. A ocorrência de parasitismo, predação e micoses em larvas e adultos de A. grandis, foi detectada no decorrer do presente trabalho.
Clique abaixo para texto completo:
Download 413 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: HABIB, M.E.M.; W.D. FERNANDES; A. FAVARO & C.F.S. ANDRADE
Ano de publicação: 1984
Título: Avaliação da eficiência de três inseticidas químicos no controle do Bicudo Anthonomus grandis Boheman, 1843 em condições de campo
Publicado em: Rev. Agric. 59 (2): 137-144
Trecho/Resumo:
A avaliação da eficiência de produtos químicos, pelo método de plantas ensacadas revelou-se mais adequado que em palntas ao acaso. O inseticida Thiodan, na dosagem de 1,5 1/ha, mostrou-se o mais eficiente no combate ao bicudo, em relação aos tratamentos com Thiodan 1 1/ha, Decis 0,4 1 h/a e Hosthation 1,5 1/ha. A ocorrência do braconídeo Bracon sp. foi detectada na área de trabalho em larvas desses curculionídeos. A integração de algumas áreas de estudo foi sugerida para um eventual manejo dessa praga, nas nossas condições.
Clique abaixo para texto completo:
Download 155 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: HABIB, M.E.M. & C.F.S. ANDRADE
Ano de publicação: 1984
Título: Patogenicidade de Bacillus thuringiensis var. kurstaki (H: 3a-3b) para o Curuquerê do algodão Alabama argillacea (Hub., 1818) (Lepidoptera, Noctuidae)
Publicado em: Rev. Agric. 59 (3): 263-282
Trecho/Resumo:
Neste estudo, além da sintomatologia externa e histopatologia em larvas de Alabama argillacea infectadas por Bacillus thuringiensis var. Kurstaki, estudos de susceptibilidade foram desenvolvidos para comparar entre quatro preparados desse patógeno. Os tecidos internos examinados nos estudos histopatológicos foram: intestino médio, glândulas labiais, túbulos de Malpighi, tecido adiposo, gânglios nervosos e musculatura. Rápida descrição das alterações histológicas foi dada. Os estudos de susceptibilidade revelaram a alta virulência do isolado Zoocamp-78, quando comparado com 3 produtos comerciais (Dipel, Thuricide, Bactospeine) à base do mesmo patógeno. Algumas recomendações de uso de produtos dessa categoria foram sugeridas em função dos dados obtidos.
Clique abaixo para texto completo:
Download 790 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: HABIB, M.E.M., C.F.S. ANDRADE & A. FAVARO
Ano de publicação: 1986
Título: Classificação patológica e susceptibilidade de larvas de Brassolis sophorae (L., 1758) infectadas por Bacillus thuringiensis var .kurstaki (H:3a-3b)
Publicado em: Rev. Agric. 61 (2): 105-113
Trecho/Resumo:
No presente trabalho, através de dados sintomatológicos, as larvas de Brassolis sophorae foram colocadas dentro do tipo II da classificação de HEIMPEL & ANGUS (1959). Tal colocação foi baseada no fato de que as larvas dessa espécie sofrem paralisia intestinal e não geral durante a infecção por Bacillus thuringiensis var. kurstaki. Enquanto que o pH intestinal sofreu uma queda gradual durante o curso da doença (de 9,7 a 6,8), o pH da hemofilia se manteve próximo ao neutro (de 6,8 a 7,0). As larvas de B. sophorae revelaram-se altamente susceptíveis ao bacilo; pois a DL50 foi de 34,78 UI / larva (equivalente a 7,72 UI /g de peso do inseto tratado). Para aplicações no campo, pode-se recomendar dosagens calculadas à base de 40,5 UI / larva do 5º estágio dessa praga.
Clique abaixo para texto completo:
Download 280 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: ANDRADE, C.F.S.; W.L. ROSSI & M.E.M. HABIB
Ano de publicação: 1989
Título: Avaliação da eficiência acaricida de alguns químicos contra Tetranychus urticae (Kock, 1836) (Acarina; Tetranychidae) na lavoura do algodão
Publicado em: Ecossistema 14 :163-171
Trecho/Resumo:
No presente estudo a ação acaricida de dez produtos químicos foi avaliada sob condições de campo, para o controle do ácaro rajado, T. urticae. O trabalho foi desenvolvido em cultura de algodão do cultivar IAC-17 na Estação Experimental da Faculdade de Bandeirantes, PR. Cinco grupos de princípios ativos, representados por dois produtos comerciais cada, foram sujeitos a avaliações 2, 5 e 10 dias após a sua aplicação. Além de não terem causado qualquer efeito fitotóxico, todos os produtos alcançaram ótima eficiência, principalmente na segunda avaliação. Na maioria dos casos não foram detectadas diferenças significativas na eficiência, principalmete na segunda avaliação. Na maioria dos casos não foram detectadas diferenças significativas na eficiência entre produtos com o mesmo princípio ativo. Os produtos à base do princípio ativo dimethoate, seguidos pelos à base de clorpyrifos, foram os que tiveram efeito residual mais prolongado.
Clique abaixo para texto completo:
Download 232 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: HABIB, M.E.M.; C.F.S. ANDRADE & W.L. ROSSI
Ano de publicação: 1989
Título: Avaliação da eficiência de quatro produtos formulados para uso em UBV no controle do Curuquerê do Algodão, Alabama argillacea (Hubner, 1818) (Lepidoptera; Noctuidae)
Publicado em: Ecossistema 14:179-187
Trecho/Resumo:
No presente trabalho, a eficiência de quatro inseticidas formulados para aplicação em UBV foi avaliada para o controle de larvas de A. argillacea sob condições de campo, após 2, 5, 10 e 20 dias da aplicação. Dois destes produtos, Thiodan UBV e Endosulfan 250 UBV, são a base do ester do ácido sulfuroso de um diol cíclico. Os outros, Cloropirifós UBV e Lorsban 240 UBV, são organofosforados. A eficiência dos tratamentos foi altamente satisfatória para os quatro produtos até 20 dias após a aplicação, com pequena desvantagem para os organofosforados. Uma única aplicação desses produtos mostrou-se suficiente para reduzir as populações da praga durante o ciclo do algodão.
Clique abaixo para texto completo:
Download 230 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: HABIB. M.E.M.; C.F.S. ANDRADE & W.L. ROSSI
Ano de publicação: 1990
Título: Respostas de populações de Anticarsia gemmatalis Hubner, 1818 e Pseudoplusia includens (Walker, 1857) (Lepidoptera; Noctuidae) a inseticidas à base de Carbaryl e Endosulfan
Publicado em: Anais Soc. Ent. Brasil 19 (1): 17-26
Trecho/Resumo:
Population response of Anticarsia gemmatalis Hubner, 1818 and Pseudoplusia includens (Walker- 1857) (Lepidoptera, Noctuidae) to insecticides based on carbaryl and endosulfan. The efficiency of two groups (carbaryl and endosulfan),f chemical insecticides was evaluated in different dosages gainst Anticarsia gemmatalis Hubner, 1818 and Pseudoplusia includens (Walker, 1857) larvae. Larvae of both species were very sensitive, principally the velvetbean caterpillar to the treatments. The lower dose (l92g i.a./ha) of carbaryl products was less efficient in the control of these two pests. The highest efficiency among the treatments was detected 7 days after applications. The higher doses of carbaryl, as well as that of endozol were the most effective.
Clique abaixo para texto completo:
Download 272 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: W. D. Fernandes, P. S. Oliveira, S. L. Carvalho & M. E. M. Habib.
Ano de publicação: 1994
Título: Pheidole ants as potential biological control agents of the boll weevil, Anthonoimus grandis (Col., Curculionidae), in Southwest Brazil
Publicado em:
Trecho/Resumo:
This study evaluates the potential of ants as natural biological control agents of the boll weevil (Anthonomus grandis), during the between-season period, in South-east Brazil.(...)
Clique abaixo para texto completo:
Download 272 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: Agenor Mafra-Neto & M. E. M. Habib.
Ano de publicação: 1996
Título: Evidence that mass trapping suppresses pink bollworm populations in cotton fields
Publicado em:
Trecho/Resumo:
Mass trapping was used to control pink bollworm (PBW), Pectinophota gossypiella (Saunders) (Lepidoptera: Gelechiidae), populations in cotton fields in Brazil. Oil traps containing lures with a high dose of pheromone, installed at a density of 20 traps per ha soon after the ocurence of the first cotton fruits (or bolls), supressed PBW populations below detection levels using Delta traps and manual examination of 100 green cotton bolls per ha..(...)
Clique abaixo para texto completo:
Download 275 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 



 
Autores: Agenor Mafra-Neto & M. E. M. Habib.
Ano de publicação: 1996
Título: Evidence that mass trapping suppresses pink bollworm populations in cotton fields
Publicado em:
Trecho/Resumo:
Mass trapping was used to control pink bollworm (PBW), Pectinophota gossypiella (Saunders) (Lepidoptera: Gelechiidae), populations in cotton fields in Brazil. Oil traps containing lures with a high dose of pheromone, installed at a density of 20 traps per ha soon after the ocurence of the first cotton fruits (or bolls), supressed PBW populations below detection levels using Delta traps and manual examination of 100 green cotton bolls per ha..(...)
Clique abaixo para texto completo:
Download 471 KB. (Formato pdf, para baixar o adobe reader clique aqui)
 




Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP. Seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta Instituição. A resposabilidade por seu conteúdo é exclusivamente dos autores.


Página desenvolvida por Gabriel F. C. Felicio