AVALIAÇÃO:
A avaliação
do desempenho do aluno será feita considerando os seguintes
itens:
1) Presença.
Todo o desenvolvimento da disciplina está baseado na discussão
de textos que serão indicados oportunamente. Sendo assim,
é imprescindível a presença do aluno num número
maior de aulas que os 75% exigidos legalmente. Serão passadas
duas listas para confirmação de presença, uma
de manhã e outra à tarde, exceto nos dias de excursão,
em que haverá uma só lista diária, somando
um total de 22 listas. Os 75% de presença exigidos legalmente
correspondem a 17 listas. Para cada ausência deverá
ser retirado o valor de 0,1 (um décimo) da média final
do aluno, podendo chegar a um total de 0,5 (cinco décimos).
2) Participação. A participação do aluno
nas discussões é essencial para que os principais
conceitos e sua aplicação sejam esclarecidos. Como
participação do aluno entende-se: a) a leitura dos
textos; b) a colocação de perguntas; c) a resposta,
mesmo tentativa, às questões colocadas pelo debatedor
(o coordenador da sessão de discussão). Alunos que
se destacarem neste item de participação poderão
ter até 0,5 (cinco décimos) acrescidos à sua
média final.
3) Cooperação. Todos os alunos deverão coletar
dados que serão usados pelos colegas no desenvolvimento dos
projetos. Todos os dados deverão ser inseridos em planilhas
eletrônicas, de modo que cada aluno tenha todas as planilhas
eletrônicas com todos os dados coletados em todos os projetos.
Portanto, é essencial que haja um espírito de cooperação
entre todos os alunos. Por cooperação entende-se tornar
os dados disponíveis em planilhas eletrônicas aos colegas
no prazo estipulado pelos professores. Alunos que não cumprirem
esse quesito poderão ter até 0,5 (cinco décimos)
descontados de sua média final.
4) Apresentação oral. Na apresentação
oral dos projetos, será avaliada a capacidade do aluno de
expor os resultados da análise dos dados dentro do tema escolhido
como seu projeto de pesquisa, de modo organizado, lógico
e didático, sem ultrapassar o tempo de 15 (quinze) minutos.
Além disso, será avaliada também sua capacidade
de dirigir uma discussão com a classe, abordando os conceitos
ecológicos envolvidos no tema do projeto, dentro do tempo
de 15 (quinze) minutos. A nota para cada apresentação
oral será atribuída pelos professores numa escala
de 0 (zero) a 10 (dez).
5) Relatórios. Os relatórios deverão ser escritos
na forma de um artigo científico de acordo com as normas
de publicação na Revista Brasileira de Botânica.
Na avaliação dos relatórios, serão considerados
os seguintes itens: a) adequação às normas
de publicação na Revista Brasileira de Botânica;
b) estrutura do texto (introdução, material e métodos,
resultados, discussão, referências bibliográficas);
c) coerência do texto (coerência entre o assunto desenvolvido
na introdução com os objetivos, hipóteses e
expectativas; coerência entre os objetivos, hipóteses
e expectativas com os métodos de coleta e análise
de dados; coerência entre os resultados, a discussão
e a conclusão); d) adequação e pertinência
da literatura consultada. Os professores examinarão cada
relatório, atuando como assessores científicos, anotando
observações e emitindo um parecer, juntamente com
a nota atribuída ao relatório. A nota para cada relatório
será atribuída pelos professores numa escala de 0
(zero) a 10 (dez). O aluno terá direito a refazer os dois
primeiros relatórios, de acordo com os comentários
escritos dos professores, e apresentar uma segunda versão
de cada um desses relatórios. A segunda versão será
novamente avaliada pelos professores. Será mantida a nota
mais alta de cada relatório.
MÉDIA
FINAL
A média
final (M) terá como base a média aritmética
das notas das apresentações orais (A1, A2 e A3) e
dos relatórios (R1, R2 e R3), acrescida ou diminuída
da presença (P), participação (D) e da cooperação
(C), quando for o caso:
A1 + A2 + A3 + R1 + R2 + R3 .........
M = ---------------------------------------------- + D - C - P
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