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BT 682 - Ecologia Vegetal
Disciplina eletiva do curso de Graduação em Ciências Biológicas
Departamento de Botânica, IB, UNICAMP
2º semestre de 2003

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS

Os relatórios são escritos sob a forma de artigos científicos, a partir dos temas relacionados às práticas e escolhidos pelos alunos. A primeira versão dos “artigos científicos” é analisada pelos professores, que atuam como os assessores científicos de um periódico científico especializado. O texto com os comentários dos “assessores” é entregue e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários, modificam o trabalho e o enviam aos “assessores” para nova análise. As normas para apresentação dos relatórios têm como base as normas da Revista Brasileira de Botânica, com alguns pequenos ajustes (consultem a página da revista). Os relatórios completos (incluindo figuras e tabelas) devem ser entregues impressos em uma via, mais uma cópia eletrônica do relatório em arquivo Word.

Instruções: Preparar o relatório todo com numeração seqüencial das páginas. Utilize papel A4, com todas as margens com 2 cm, fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento duplo. Deixar apenas um espaço entre as palavras e não hifenizá-las. Usar tabulação (tecla Tab) apenas no início de parágrafos. Evite usar negrito ou sublinhado. Use itálico apenas para nomes científicos ou palavras e expressões em latim.

Formato do relatório: Primeira página - Título conciso e informativo (em negrito e apenas as iniciais em maiúsculas).
Nome completo dos autores, indicando e-mail para contacto. Como endereço, indicar "Disciplina Ecologia Vegetal (BT-682), Curso de Graduação em Ciências Biológicas, IB, UNICAMP".
RESUMO com no máximo 250 palavras.
PALAVRAS-CHAVE (no máximo 5).
TEXTO - Iniciar em nova página colocando seqüencialmente: Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos e Referências bibliográficas. Citar figuras e tabelas no texto em ordem numérica crescente. Escreva números até nove por extenso (ex.: nove árvores), a menos que sejam seguidos de unidades (ex.: 9 metros). Utilize vírgula para separação de decimais (ex.: 10,5 m). Separe as unidades dos valores por um espaço (exceto para porcentagens, graus, minutos e segundos de coordenadas geográficas). Utilize abreviações sempre que possível. Utilize, para unidades compostas, exponenciação e não barras (ex.: mg.dia-¹ ao invés de mg/dia, indivíduos.m-² ao invés de indivíduos/m²)
Introdução - Procure ser conciso, situando o leitor no assunto que será abordado. Utilize a bibliografia para indicar o problema a ser tratado e, se possível, indique o que tem sido encontrado em estudos semelhantes. Indique claramente qual(is) o(s) objetivo(s) do trabalho.
Material e métodos - Descreva onde o trabalho foi feito, indicando as coordenadas geográficas da área e informações sobre a altitude, clima, vegetação, etc. Quando o trabalho se referir a uma espécie ou a um conjunto restrito de espécies, faça uma breve descrição, ressaltando características que sejam relevantes ao assunto sendo tratado no trabalho e características das espécies em estudo. Indique quando o trabalho foi feito, indicando as informações relevantes e evitando aquelas irrelevantes. Descreva a metodologia empregada, de forma a ser possível que o leitor repita o que foi feito, seguindo a descrição feita. Sempre deixe claro para que foi seguido um determinado procedimento.
Resultados - Descreva o que foi encontrado. Procure sempre ressaltar o que foi obtido, evitando sempre sentenças do tipo "Os resultados encontram-se na tabela ou na figura". Evite apresentação repetida da mesma informação em tabelas, figuras e texto.
Discussão - Interprete os resultados obtidos. Compare com resultados obtidos em outros trabalhos. Deixe claro ao leitor o que você pensa sobre os resultados obtidos e, se for o caso, indique as hipóteses geradas pelo trabalho. Resultados contrários ao esperado, não significam necessariamente erro de procedimento ou dados insuficientes. Procure não se contradizer nas explicações. Procure não atribuir os resultados a dados insuficientes (pense sempre que para indicar a necessidade de mais dados, precisa explicar para que, por que e o que esperaria encontrar de diferente do que foi obtido e justificar a essa expectativa).
Referências bibliográficas - As referências são aquelas que foram citadas no texto, que nem sempre correspondem a todas aquelas que foram consultadas. No texto cite as referências sempre usando uma das seguintes formas: Martins (1999), (Martins 1999), Martins (2000a, 2000b), (Martins 2000a, 2000b), Martins & Joly (1999), (Martins & Joly 1999). Quando mais do que dois autores, use no texto: Martins et al. (1999), (Martins et al. 1999). Quando citações múltiplas, cite as referências em ordem cronológica: (Martins 1999, Santos 2000 e Joly 2001). Para referências citadas, baseadas na citação de outros autores use: Janzen (1970 apud Santos 1992). Isso indica que a afirmativa que estão usando no texto foi, segundo Santos (1992) que foi lido, feita por Janzen (1970) que não foi lido. Toda a referência citada no texto, e que foi lida, deve constar no item Referências bibliográficas. Adote o seguinte formato:
BERTANI, D.F., RODRIGUES, R.R., BATISTA, J.L.F. & SHEPHERD, G.J. 2001. Análise temporal da heterogeneidade florística e estrutural em uma floresta ribeirinha. Revista Brasileira de Botânica, 24: 11-23.
ROHFRITSCH, O. 1992. Patterns in gall development. In Biology of insect-induced galls (J.D. Shorthouse & O. Rohfritsch, eds.). Oxford University Press, Oxford. p. 60-86.
SANTOS, F.A.M. 1990. Um pequeno panorama da ecologia de populações. In Atas do Encontro de Ecologia Evolutiva (R.P. Martins & F.S. Lopes, coords.). ACIESP, São Paulo. p. 95-100.
No caso de teses, usar:
SPOSITO, T.C.S. 1999. Tamanho, forma, alometria e crescimento em algumas espécies de Cecropia (Cecropiaceae) do Brasil. Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
ZAR, J.H. 1999. Biostatistical analysis. Prentice-Hall, New Jersey.
Tabelas - Use os recursos de criação e formatação de tabelas do Word. Evite abreviações, exceto para unidades. Coloque cada tabela em página separada, com o cabeçalho na parte superior (ex.: Tabela 1. Parâmetros fitossociológicos das 10 famílias de maior IVC amostradas nas quatro parcelas (1 ha) da Mata do Carvão). Não inserir linhas verticais. Usar linhas horizontais apenas para destacar o cabeçalho e para fechar a tabela. Em tabelas que ocupem mais de uma página, acrescentar na(s) página(s) seguinte(s) "(cont.)" no início da página, à esquerda.
Figuras - Coloque cada figura em uma página separada. Gráficos também são referidos como figuras. Evite usar cor, a menos que seja necessário. Evite usar figuras tridimensionais ou com efeitos especiais desnecessários. As figuras devem ser o mais simples possível. Não use molduras. Evite usar títulos e legendas desnecessárias ou que possam constar na legenda da figura. Dúvidas podem ser esclarecidas consultando o último número da Revista Brasileira de Botânica ou os docentes da disciplina.

Textos para consulta:
Os textos abaixo podem ser consultados via internet e devem ser lidos antes da confecção dos relatórios e apresentação dos seminários.
Critical thinking about scientific literature. 1 p. Texto de N. Gotelli, disciplina Community Ecology (Biology 264). Spring 2003. The University of Vermont.
Guia para elaboração de relatórios. 8 p. Texto adaptado do livro de Brower, J.E. & Zar, J.H. (1984) Field and laboratory methods for general ecology. 2nd ed. W.C. Brown, Dubuque.

Plagiarism: academic dishonesty and its consequences. Rob Gendron.
Science in biology: an introduction. J.E. Armstrong & G.E. Collier. Chapter 1: Science, biology, and non-majors.
Some comments on writing and editing (the latter is as important as the former). L.B. Railsback.
Some thoughts on writing a scientific paper or thesis. L.B. Railsback.
T.C. Chamberlin's method of multiple working hypotheses: an encapsulation for modern students. L.B. Railsback.
Ten generic seminar questions.
P. Hedrick. 2000. Bulletin of the Ecological Society of America 81: 291-292.
The Method of multiple working hypotheses. T.C. Chamberlin.
What is science. Texto de L.B. Railsback.
O link "Distribution Tables" contém uma série de tabelas estatísticas que podem ser consultadas via internet. Alguns textos podem também ser encontrados consultando os links da página do Departamento de Botânica.