NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
DOS RELATÓRIOS
Os relatórios
são escritos sob a forma de artigos científicos, a
partir dos temas relacionados às práticas e escolhidos
pelos alunos. A primeira versão dos “artigos científicos”
é analisada pelos professores, que atuam como os assessores
científicos de um periódico científico especializado.
O texto com os comentários dos “assessores” é entregue
e discutido com os alunos, que, a partir desses comentários,
modificam o trabalho e o enviam aos “assessores” para nova análise.
As normas para apresentação dos relatórios
têm como base as normas da Revista
Brasileira de Botânica, com alguns pequenos ajustes (consultem
a página da revista). Os relatórios completos (incluindo
figuras e tabelas) devem ser entregues impressos em uma via, mais
uma cópia eletrônica do relatório em arquivo
Word.
Instruções:
Preparar o relatório todo com numeração seqüencial
das páginas. Utilize papel A4, com todas as margens com 2
cm, fonte Arial, tamanho 10 e espaçamento duplo. Deixar apenas
um espaço entre as palavras e não hifenizá-las.
Usar tabulação (tecla Tab) apenas no início
de parágrafos. Evite usar negrito ou sublinhado. Use itálico
apenas para nomes científicos ou palavras e expressões
em latim.
Formato do relatório:
Primeira página - Título conciso e informativo (em
negrito e apenas as iniciais em maiúsculas).
Nome completo dos autores, indicando e-mail para contacto. Como
endereço, indicar "Disciplina Ecologia Vegetal (BT-682),
Curso de Graduação em Ciências Biológicas,
IB, UNICAMP".
RESUMO com no máximo 250 palavras.
PALAVRAS-CHAVE (no máximo 5).
TEXTO - Iniciar em nova página colocando seqüencialmente:
Introdução, Material e métodos, Resultados,
Discussão, Agradecimentos e Referências bibliográficas.
Citar figuras e tabelas no texto em ordem numérica crescente.
Escreva números até nove por extenso (ex.: nove árvores),
a menos que sejam seguidos de unidades (ex.: 9 metros). Utilize
vírgula para separação de decimais (ex.: 10,5 m). Separe
as unidades dos valores por um espaço (exceto para porcentagens,
graus, minutos e segundos de coordenadas geográficas). Utilize
abreviações sempre que possível. Utilize, para
unidades compostas, exponenciação e não barras
(ex.: mg.dia-¹ ao invés de mg/dia, indivíduos.m-²
ao invés de indivíduos/m²)
Introdução - Procure ser conciso, situando o leitor
no assunto que será abordado. Utilize a bibliografia para
indicar o problema a ser tratado e, se possível, indique
o que tem sido encontrado em estudos semelhantes. Indique claramente
qual(is) o(s) objetivo(s) do trabalho.
Material e métodos - Descreva onde o trabalho foi feito,
indicando as coordenadas geográficas da área e informações
sobre a altitude, clima, vegetação, etc. Quando o
trabalho se referir a uma espécie ou a um conjunto restrito
de espécies, faça uma breve descrição, ressaltando
características que sejam relevantes ao assunto sendo tratado
no trabalho e características das espécies em estudo.
Indique quando o trabalho foi feito, indicando as informações
relevantes e evitando aquelas irrelevantes. Descreva a metodologia
empregada, de forma a ser possível que o leitor repita o
que foi feito, seguindo a descrição feita. Sempre
deixe claro para que foi seguido um determinado procedimento.
Resultados - Descreva o que foi encontrado. Procure sempre ressaltar
o que foi obtido, evitando sempre sentenças do tipo "Os resultados
encontram-se na tabela ou na figura". Evite apresentação
repetida da mesma informação em tabelas, figuras e
texto.
Discussão - Interprete os resultados obtidos. Compare com
resultados obtidos em outros trabalhos. Deixe claro ao leitor o
que você pensa sobre os resultados obtidos e, se for o caso,
indique as hipóteses geradas pelo trabalho. Resultados contrários
ao esperado, não significam necessariamente erro de procedimento
ou dados insuficientes. Procure não se contradizer nas explicações.
Procure não atribuir os resultados a dados insuficientes
(pense sempre que para indicar a necessidade de mais dados, precisa
explicar para que, por que e o que esperaria encontrar de diferente
do que foi obtido e justificar a essa expectativa).
Referências bibliográficas - As referências são
aquelas que foram citadas no texto, que nem sempre correspondem
a todas aquelas que foram consultadas. No texto cite as referências
sempre usando uma das seguintes formas: Martins (1999), (Martins
1999), Martins (2000a, 2000b), (Martins 2000a, 2000b), Martins &
Joly (1999), (Martins & Joly 1999). Quando mais do que dois autores,
use no texto: Martins et al. (1999), (Martins et al. 1999). Quando
citações múltiplas, cite as referências
em ordem cronológica: (Martins 1999, Santos 2000 e Joly 2001).
Para referências citadas, baseadas na citação
de outros autores use: Janzen (1970 apud Santos 1992). Isso indica
que a afirmativa que estão usando no texto foi, segundo Santos
(1992) que foi lido, feita por Janzen (1970) que não foi
lido. Toda a referência citada no texto, e que foi lida, deve
constar no item Referências bibliográficas. Adote o
seguinte formato:
BERTANI, D.F., RODRIGUES, R.R., BATISTA, J.L.F. & SHEPHERD, G.J.
2001. Análise temporal da heterogeneidade florística
e estrutural em uma floresta ribeirinha. Revista Brasileira de Botânica,
24: 11-23.
ROHFRITSCH, O. 1992. Patterns in gall development. In Biology of
insect-induced galls (J.D. Shorthouse & O. Rohfritsch, eds.). Oxford
University Press, Oxford. p. 60-86.
SANTOS, F.A.M. 1990. Um pequeno panorama da ecologia de populações.
In Atas do Encontro de Ecologia Evolutiva (R.P. Martins & F.S. Lopes,
coords.). ACIESP, São Paulo. p. 95-100.
No caso de teses, usar:
SPOSITO, T.C.S. 1999. Tamanho, forma, alometria e crescimento em
algumas espécies de Cecropia (Cecropiaceae) do Brasil.
Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
ZAR, J.H. 1999. Biostatistical analysis. Prentice-Hall, New Jersey.
Tabelas - Use os recursos de criação e formatação
de tabelas do Word. Evite abreviações, exceto para
unidades. Coloque cada tabela em página separada, com o cabeçalho
na parte superior (ex.: Tabela 1. Parâmetros fitossociológicos
das 10 famílias de maior IVC amostradas nas quatro parcelas
(1 ha) da Mata do Carvão). Não inserir linhas verticais.
Usar linhas horizontais apenas para destacar o cabeçalho e para
fechar a tabela. Em tabelas que ocupem mais de uma página,
acrescentar na(s) página(s) seguinte(s) "(cont.)" no início
da página, à esquerda.
Figuras - Coloque cada figura em uma página separada. Gráficos
também são referidos como figuras. Evite usar cor,
a menos que seja necessário. Evite usar figuras tridimensionais
ou com efeitos especiais desnecessários. As figuras devem
ser o mais simples possível. Não use molduras. Evite
usar títulos e legendas desnecessárias ou que possam
constar na legenda da figura. Dúvidas podem ser esclarecidas
consultando o último número da Revista
Brasileira de Botânica ou os docentes da disciplina.
Textos para
consulta:
Os textos abaixo podem ser consultados via internet e devem ser
lidos antes da confecção dos relatórios e apresentação
dos seminários.
Critical
thinking about scientific literature. 1 p. Texto de N. Gotelli,
disciplina Community Ecology (Biology 264). Spring 2003. The University
of Vermont.
Guia
para elaboração de relatórios. 8 p. Texto
adaptado do livro de Brower, J.E. & Zar, J.H. (1984) Field and
laboratory methods for general ecology. 2nd ed. W.C. Brown, Dubuque.
Plagiarism:
academic dishonesty and its consequences. Rob Gendron.
Science in biology:
an introduction. J.E. Armstrong & G.E. Collier. Chapter
1: Science, biology, and non-majors.
Some
comments on writing and editing (the latter is as important as the
former). L.B. Railsback.
Some
thoughts on writing a scientific paper or thesis. L.B. Railsback.
T.C.
Chamberlin's method of multiple working hypotheses: an encapsulation
for modern students. L.B. Railsback.
Ten generic seminar
questions. P.
Hedrick. 2000. Bulletin of the Ecological Society of America 81:
291-292.
The
Method of multiple working hypotheses. T.C. Chamberlin.
What
is science.
Texto de L.B. Railsback.
O link "Distribution
Tables" contém uma série de tabelas estatísticas
que podem ser consultadas via internet. Alguns textos podem também
ser encontrados consultando os links da página do Departamento
de Botânica.